PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: FERNANDO AQUINO MELO

DISCENTE: FERNANDO AQUINO MELO
DATA: 22/03/2019
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A FÁBULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO À PRODUÇÃO DE TEXTOS COMUNICATIVAMENTE EFICIENTES
PALAVRAS-CHAVES: Gênero fábula. Sequência didática. Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Desde que o homem comecou os primeiros registros de sua historia no mundo, a escrita tem estado ao lado da humanidade, acompanhando-a em sua jornada rumo as civilizacoes letradas, mas apesar de sua inegavel contribuicao para o desenvolvimento das praticas sociais humanas, ainda hoje – nos tempos contemporaneos – a producao de textos escritos como uma habilidade sociodiscursiva, necessaria a sobrevivencia da cidadania moderna, nao tem sido realizada a contento pelo sistema escolar. Desse modo, na tentativa de nao contribuir para a continuidade de tal problema, o presente estudo teve por objetivo geral colaborar, por meio da fabula, com a formacao de produtores de textos narrativos, comunicativamente eficientes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi adotado o estudo de natureza etnografica e como procedimentos metodologicos com vistas a delineacao do diagnostico e da acao interventiva, fizemos uso da Sequencia Didatica segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Consideramos, assim, que a comunhao da fabula com a referida metodologia tenha logrado resultados positivos no que tange ao aprimoramento da producao textual discente porque o traco ludico e alegorico do genero instigou o interesse e a participacao dos alunos nas atividades propostas e o carater modular da sequencia didatica, auxiliou-os, mais facilmente, na superacao dos problemas discursivos de seus textos. Como embasamento teorico para o desenvolvimento deste estudo, lancamos mao de nomes como Bakhtin (2003), Marcuschi (1983, 1997 e 2007), Kleiman (1995 e 2005-2010), Soares (1998 e 2003), Higounet (2003), Marcuschi e Dionisio (2007), Kato (1993); Favero e Koch (1994), Koch e Travaglia (1989), Koch (1997), Favero (2002), e Cavalcante (2012), dentre outros.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI