PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero conto. Ficção científica. Sequência didática. Escrita.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Durante muitas decadas, o ensino da lingua materna no Brasil esteve centralizado na gramatica normativa com vistas a assimilacao das regras da norma culta. Nessas circunstancias, a producao escrita ocorria de forma descontextualizada da realidade dos alunos, sem funcionalidade, e por isso, desinteressante. Partindo desse pressuposto, o presente estudo de carater intervencionista e etnografico teve como objetivo desenvolver a producao textual a partir do genero conto de ficcao cientifica, aplicado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e cinco alunos, de uma escola estadual do municipio de Pitimbu- PB e apresentar os resultados obtidos.A aplicacao desse estudo levou em consideracao os aspectos discursivos e composicionais do referido genero, a partir de uma perspectiva processual da producao textual. Para a fundamentacao teorica, recorremos, principalmente a Bakthin (2011)e a Marcuschi (2007, 2008), no que diz respeito a concepcao sociointeracionista da linguagem e dos generos discursivos/textuais, bem como a Lopes Rossi (2011) para a proposta de atividades didaticas sequenciadas. Alem disso, apropriamo-nos das contribuicoes dos estudos de Marcuschi (2007, 2008), de Antunes (2009, 2017) e de Koch e Elias (2017)acerca do ensino da producao escrita na sala de aula, de Cortazar (2011), Gotlib (1990), Magalhaes Junior (1972), Massaud (2006), Piglia (2004) e Dutra (2009) nas abordagens literarias sobre o conto e a ficcao cientifica. Nessa investigacao, o objeto de analise foram os contos de ficcao cientifica produzidos pelos educandosnafinalizacao da sequencia didatica. Assim, do nosso corpusde analise foram selecionados6 (seis) contos de ficcao cientifica que apresentaram maiores inadequacoes referentes aos elementos constitutivos do genero, em duas versoes: na sua primeira versao e na ultima, totalizando 12 (doze) textos. Efetivamos uma analise comparativa entre as producoes iniciais e as ultimas versoes, contemplando os elementos discursivos e composicionais do genero conto para constatacao da superacao das dificuldades apresentadas na primeira producao. Os resultados obtidos demonstraram que esse estudo interventivo, cuja culminancia foi o lancamento do livro Contos de Ficcao Cientifica, contribuiu para o desenvolvimento da producao textual dos educandos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA