PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALEXSANDRA MORAIS MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA MORAIS MAIA
DATA: 28/03/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: GÊNERO FOLDER: DE OBJETO DE ESTUDO A INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero folder. Escrita. Prática social.
PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Desempenhando o papel de professora de lingua portuguesa, preocupada com o processo de aprendizagem dos alunos, os quais muitas vezes se revelam indiferentes em aprender e, consequentemente, demonstram dificuldades em produzir textos. Atuando como cidada critica e refletindo acerca da situacao alarmante, que diz respeito as doencas ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em que se encontra a cidade de Fortaleza, principalmente, a comunidade na qual a escola em que a professora-pesquisadora leciona esta inserida. O estudo em tela, de natureza qualitativa, com base na vertente etnografica, objetivou realizar e analisar uma intervencao pedagogica por meio da qual os alunos foram conduzidos ao exercicio da leitura e da producao textual do genero folder e, a partir dessa producao, realizaram uma acao social de conscientizacao das doencas transmitidas pelo Aedes Aegypti. Nesse sentido, e considerando que a instituicao educacional precisa possibilitar ao educando a aquisicao da linguagem escrita a partir da diversidade dos generos discursivos/textuais que circulam na sociedade, escolhemos trabalhar com o genero folder, pois acreditamos que, por ser multimodal, os discentes aprendem melhor quando ha a presenca simultanea de pelo menos duas semioses, a verbal e a imagetica. Diante disso, por meio da pesquisa e da producao de textos no formato folder, promovemos, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, momentos de esclarecimento acerca das doencas transmitidas pelo mosquito, fomentando atitudes de prevencao ao Aedes, bem como a sua proliferacao, visando o nao acometimento de enfermidades por ele ocasionadas. Como aporte teorico, no que tange ao conceito de genero discursivo/textual, fundamentamo-nos em autores como Marcuschi (2008) e Bakhtin (2010). Quanto a escrita, apoiamo-nos em Antunes (2003) e Koch e Elias (2017). Para respaldar nossa proposta de intervencao, buscamos respaldo nos postulados de Lopes-Rossi (2011). Para a constituicao do nosso corpus, os alunos produziram a primeira versao do folder, na qual foi possivel detectarmos as dificuldades deles. Em seguida, intervirmos com os modulos de atividades sequenciadas para amenizar os problemas encontrados. Posteriormente, solicitamos a reescrita dos textos os quais nos serviu de base para compararmos a producao inicial e a final. Os resultados obtidos nos apontam que com o estudo, os alunos conseguiram produzir textos informativos, persuasivos e de conscientizacao sobre o problema existente, intervindo como agentes de saude em suas vizinhancas, uma vez que o genero folder, frente a tal contexto, inclui-se muito bem na esfera social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA