PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: EDNA NASCIMENTO CALIXTO

DISCENTE: EDNA NASCIMENTO CALIXTO
DATA: 26/03/2019
LOCAL: Campus IV CCAE
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ABAIXO-ASSINADO NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DA CIDADANIA
PALAVRAS-CHAVES: Abaixo-assinado. Exercício da cidadania. Estratégias argumentativas. Sequência didática. Ensino e aprendizagem de escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Durante muito tempo, o ensino de escrita esteve voltado apenas para as regras da gramatica normativa, sem levar em consideracao os aspectos semantico-pragmaticos dos textos. No entanto, as necessidades da educacao na sociedade contemporanea estao cada vez mais relacionadas as diferentes esferas sociais: trabalho, politico, economico, educacional e pessoal; e, por essa razao, a escola precisa diversificar o ensino de leitura e producao escrita de diferentes generos textuais e/ou discursivos, de modo a incluir, por exemplo, aqueles relacionados a vivencia social que estimulam a cidadania dos alunos. Por esse motivo, propomos uma investigacao cujo objetivo principal e descrever e analisar o processo de ensino-aprendizagem da producao escrita do genero abaixo-assinado, a partir da abordagem das sequencias didaticas, por esse ser um genero que envolve a acao em buscar solucionar um problema coletivo. Para a nossa fundamentacao teorica, nos apoiamos nos estudos de: Bakhtin (2010), Marcuschi (2010; 2008), Koch (2011), para os estudos dos generos discursivos; Bakhtin (2002), Perelman (1999), Ducrot e colaboradores (1987 e 1988), Nascimento e Silva (2012), Koch (2002, 2006), Cervoni (1989), Castilho e Castilho (1993), para as teorias da argumentacao; Rojo e Cordeiro (2011), Santos (2007), Antunes (2003, 2007), Koch e Elias (2011; 2014), PCN de Lingua Portuguesa (BRASIL, 2001), para o genero discursivo e ensino de escrita; Serafini (1998) e Ruiz (2001), para a correcao e avaliacao da escrita; e Noverraz, Dolz e Shneuwly (2004, 2011), para trabalharmos com a sequencia didatica. Alem disso, tomamos por base, para discorrermos sobre o genero abaixo-assinado, Rodriguez (2005), e outros estudiosos. Esta pesquisa e de natureza aplicada, de carater intervencionista. Tambem se caracteriza como pesquisa-acao, uma vez que foi investigado o nosso fazer pedagogico. Teve como corpus de analise 10 (dez) textos de producao produzidos pelos alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no municipio de Rio Tinto, Paraiba. A partir de uma producao inicial diagnostica, identificamos os problemas na primeira versao escrita destes alunos, levando em consideracao o contexto social da escrita e os elementos constitutivos do genero discursivo trabalhado. Em seguida, realizamos a intervencao didatica, de carater modular. Posteriormente, analisamos de maneira comparativa as producoes inicias e finais desses alunos nos aspectos de construcao composicional, conteudo tematico e estilo linguistico do genero. Dessa forma, os resultados apontaram para a superacao dos problemas de escrita dos alunos, constatando que a metodologia das sequencias didaticas foi eficaz nesse processo de ensino-aprendizagem.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA