PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GILVANIA MORAIS DA SILVA ALMEIDA

DISCENTE: GILVANIA MORAIS DA SILVA ALMEIDA
DATA: 26/03/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM OBRAS DA LITERATURA JUVENIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e sexualidade. Literatura Juvenil. Formação leitora.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este estudo tratou do desenvolvimento da formacao leitora dos/as alunos/as dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de obras literarias juvenis que abordam questoes de genero e sexualidade. O objetivo geral do estudo foi analisar como as questoes de genero e sexualidade presentes nas obras de literatura juvenil podem contribuir para a formacao leitora dos alunos/as deste nivel de ensino. Os objetivos especificos foram: analisar qual a concepcao que os alunos/as do 9° ano do Ensino fundamental possuem acerca das questoes de genero e sexualidade; analisar como sao apresentadas e discutidas as questoes de genero e sexualidade abordadas em obras de literatura juvenil; identificar como os alunos/as do 9° ano do Ensino Fundamental assimilam as questoes de genero e sexualidade presentes em obras de literatura juvenil; avaliar como as obras de literatura juvenil podem contribuir para o desenvolvimento da competencia leitora dos alunos/alunas do 9° ano do Ensino Fundamental, ao abordarem questoes sobre genero e sexualidade; propor atividades que possam ser desenvolvidas a partir das leituras de obras da literatura juvenil, que tenham como temas centrais questoes de genero e sexualidade, que contribuam para desenvolver a competencia leitora dos alunos/alunas do 9° ano do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa foi pautada em tres eixos teoricos: Questoes de genero e sexualidade, que foi embasado pelos estudos de Foucault (1987; 1988), Nunes (1987), Louro (2000, 2003, 2007), Xavier Filha (2011, 2014), entre outros; Formacao leitora, que contou com as contribuicoes de Antunes (2003), Pietri (2009), Soares (2011), Zilberman (1991), Lajolo (1991), Aguiar (2001), entre outros; Literatura juvenil e leitura literaria, respaldado pelos estudos de Bordini (2015), Liberato (2001), Soares (2009), Cavalcanti (2002), Dalvi, (2003), entre outros. Os eixos tambem receberam contribuicao de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional, LDBEN, as orientacoes dos Parametros Curriculares Nacionais – PCN e da Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Tratou-se, pois, de uma pesquisa-acao, de abordagem qualitativa, que teve como participes 28 alunos/as do 9° ano de uma escola publica da cidade de Santa Rita, Paraiba. Os procedimentos metodologicos utilizados foram questionario, rodas de conversas, observacao participante e oficinas tematicas e de leitura literaria. As informacoes ou dados da pesquisa foram sistematizados por meio da analise de conteudo, proposta por Bardin (2014). Foram utilizados como corpus da pesquisa os livros A bolsa amarela, de Lygia Bojunga e O menino que brincava de ser, de Georgina da Costa Martins. Os resultados das analises das atividades desenvolvidas a partir das leituras demonstram que e possivel um avanco significativo na formacao leitora dos alunos, a partir das discussoes sobre genero e sexualidade propostas em obras da literatura juvenil. As discussoes sobre a leitura das obras despertaram uma consciencia critica dos papeis sociais de homens e mulheres e o desejo por outras leituras. O estudo tambem traz possibilidades de reflexao sobre como as questoes de genero e sexualidade podem ser aliadas no processo leitor de alunos em formacao leitora, com sugestoes de atividades a serem desenvolvidas com outras obras literarias.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES