PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: VERA BETÂNIA CAVALCANTI PAREDES OLIVEIRA

DISCENTE: VERA BETÂNIA CAVALCANTI PAREDES OLIVEIRA
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Campus IV CCAE
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRÔNICAS: uma proposta para o desenvolvimento da argumentatividade de alunos do 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de escrita. Didatização. Gênero crônica. Argumentação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esta dissertacao discorre sobre uma investigacao realizada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola publica do municipio de Bayeux- PB, a qual teve como foco a aplicacao do experimento de carater modular, com a sequencia didatica, dos teoricos Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004) para a producao do genero cronica. Em nossa pratica docente, temos observado que os discentes tem dificuldade de produzir o referido genero, uma vez que nao conseguem utilizar estrategias argumentativo-discursivas eficazes para respaldar suas ideias. A investigacao partiu do seguinte questionamento: uma experiencia didatica de producao textual do genero cronica, com base nas sequencias didaticas, pode contribuir com o desenvolvimento da argumentatividade do aluno em relacao ao meio social, no qual esta inserido? Para responder a esse questionamento, definimos o seguinte objetivo geral: Investigar como uma proposta de producao do genero cronica pode contribuir para o desenvolvimento da competencia argumentativo-discursiva dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A investigacao e de natureza qualitativa e de cunho interventivo. Trata-se de uma pesquisa-acao, cujo desenvolvimento tem um carater critico-analitico. Apos a intervencao e de posse dos textos produzidos pelos alunos, procedemos com a analise dos textos nas versoes inicial e final, os quais constituiram o corpus da pesquisa. Como aporte teorico, para fundamentar nossa investigacao, valemo-nos dos estudos de Bakhtin (2010), Marcuschi (2008), Pereira (2015), Moises (2012), dentre outros, para discorrer sobre os generos textuais e em particular sobre o genero cronica; quanto ao ensino da lingua, nas consideracoes de Antunes (2003) e de Koch e Elias (2014); acerca da teoria da argumentacao, nos estudos de Ducrot (1987), Espindola (2004) e Nascimento (2015). Na analise da producao inicial, identificamos os problemas estruturais referentes ao genero em estudo, as questoes linguistico-discursivas e o uso da norma culta lingua, os quais foram trabalhados em cinco modulos. Apos a intervencao, os alunos procederam com a reescrita da producao inicial, em cuja versao observamos a minimizacao dos problemas e os avancos nos aspectos argumentativo-discursivos dos textos, o que nos leva a constatar o exito da intervencao.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES