PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: SÔNIA FORTES MACIEL

DISCENTE: SÔNIA FORTES MACIEL
DATA: 25/03/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: AS PRÁTICAS AVALIATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR MEIO DO RELATO PESSOAL
PALAVRAS-CHAVES: Práticas avaliativas. Desenvolvimento da escrita. Relato pessoal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Em nossa pratica pedagogica, a acao de avaliar as producoes de textos dos alunos sempre nos fez refletir acerca de como poderiamos contribuir para o desenvolvimento da escrita dos estudantes. Associada as nossas reflexoes estava a necessidade de trabalharmos com os generos discursivos/textuais. Dai surgiu a questao geral de pesquisa: como o processo avaliativo realizado pelo professor de Lingua Portuguesa pode contribuir com o desenvolvimento da escrita dos estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o genero relato pessoal? Diante da questao geral, estabelecemos o objetivo geral: compreender de que maneira o processo avaliativo realizado pelo professor de Lingua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o genero relato pessoal. A pesquisa foi realizada em uma escola publica situada no municipio de Santa Rita/PB. Amparados pela pesquisa participante, nossa metodologia privilegiou o trabalho de campo, com abordagem qualitativa, de natureza intervencionista e de aspectos descritivos. Todavia, nos valemos de alguns instrumentos ou procedimentos de coleta como o questionario, a roda de conversa, a observacao participante e a analise de conteudo. Em relacao as leituras que realizamos por considerarmos importantes para o estudo, algumas delas foram: para compreendermos como as praticas avaliativas podem estar a servico da aprendizagem, recorremos a Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); para viabilizarmos o trabalho acerca do genero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes, fundamentamo-nos nas obras de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e alguns documentos oficiais. A fim de incentivar, por meio de praticas avaliativas, os alunos a planejarem, escreverem, revisarem e reescreverem seus relatos pessoais, elaboramos um projeto que intitulamos Escritores de Vidas, adaptado do esquema que Lopes-Rossi (2011) apresenta para desenvolvermos projetos pedagogicos que visem a producao de texto escrito. O desenvolvimento do projeto culminou em tres versoes do relato pessoal. A partir dos resultados obtidos com a analise, e possivel afirmarmos que o processo avaliativo realizado pelo professor de Lingua Portuguesa, por meio do ensinar e diagnosticar, de atividades interativas, do bilhete orientador, da conversa individual e do acompanhamento sistematico contribuem, consideravelmente, com o desenvolvimento da escrita dos estudantes.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES