PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA REJANE LUIZ FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA REJANE LUIZ FERREIRA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: POLÊMICA EM SALA DE AULA: A PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Artigo de Opinião. Argumentação. Escrita. Sequência Didática
RESUMO: Dentre as inquietações referentes ao ensino de Língua Portuguesa, citamos o trabalho descontextualizado com os gêneros discursivos, que são por diversas ocasiões utilizados, apenas, como recursos para inserção de práticas da gramática normativa. Essas considerações nos instigaram à elaboração de um trabalho, voltado para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Centro de João Pessoa – PB, pelo fato de percebermos a carência de argumentações consistentes nas produções textuais de anos anteriores. Assim, o nosso objetivo geral é possibilitar o desenvolvimento da escrita argumentativa a partir de uma proposta de ensino e aprendizagem com o gênero artigo de opinião, através de sequências didáticas. Com relação à natureza da pesquisa, evidencia-se uma abordagem qualitativa de natureza intervencionista e descritiva, constituindo-se em uma pesquisa-ação e, por se tratar de uma investigação de natureza aplicada, será proposta uma atividade final de refacção dos textos, para uma análise comparativa dos dados entre as produções iniciais e finais. Como referencial teórico adotado para o estudo dos gêneros recorremos a Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), Cavalcante (2016) e os PCN (2008). Para uma abordagem específica do Artigo de Opinião, Rojo (2000), Koch (2011) e Melo (2010) No tocante à escrita, Koch e Elias (2012) e Fiorin (1999), para a sequência didática, os estudos de Lopes-Rossi (2011). Acerca da metodologia da pesquisa nos apropriamos de Barbier (2004), Bortoni-Ricardo (2008) e Thiollent (1986). Esperamos que a realização desse trabalho conduza o educando a formação do senso crítico e que assim possa se posicionar coerentemente, diante de suas produções.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA