PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: SANDRA GUALBERTO RODRIGUES

DISCENTE: SANDRA GUALBERTO RODRIGUES
DATA: 28/03/2019
LOCAL: UFPB - CAMPUS IV - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO E LEITURA DE FRUIÇÃO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Leitura de fruição. Estratégias de leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Apresentar ao aluno a concepcao de que o livro pode ser um meio de entretenimento e que e um bom instrumento para o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e pessoal e um grande desafio aos educadores que acreditam na importancia da educacao literaria. Na vida das criancas e dos adolescentes, o professor e, muitas vezes, um dos principais condutores a descoberta do prazer que os livros podem trazer. Ele, no ambito escolar, pode oferecer estimulos – por meio de estrategias de leituras – para o despertar do letramento literario nos estudantes. A vista dessa realidade, a pesquisa em tela teve como objetivo geral desenvolver estrategias pedagogicas que envolveram aulas de leitura de fruicao, cujos objetivos especificos foram: introduzir os alunos na pratica da leitura de livros; estimular o habito de leitura de obras literarias e incentivar visitas a biblioteca da escola. Dessa maneira, desenvolvemos uma pesquisa-acao, de natureza qualitativa e de carater intervencionista, tendo como publico-alvo alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Publica situada em Joao Pessoa/PB. Para tal, foi aplicado um Projeto de Intervencao, que contou com atividades sequenciadas que envolveram a leitura de fruicao de contos, no intuito de despertar no aluno a vontade de ingressar no mundo literario. Conduzimos a nossa pesquisa sob o aporte teorico que trata do estimulo a leitura no Ensino Basico – que vai alem das praticas pedagogicas usuais – e do letramento literario na sala de aula: Colomer (2007); Cosson (2016); Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013); Jouve (2012); Koch e Elias (2017); Sole (1998), dentre outros que dialogaram no decorrer do desenvolvimento e da aplicacao do estudo presente. Sobre os resultados, coletamos os dados atraves do controle de emprestimos de livros na biblioteca escolar e dos questionarios de sondagem que foram aplicados. Em seguida, esses dados foram analisados e os resultados apresentados. Diante do que foi proposto, nosso trabalho configurou uma oportunidade de repensarmos o ensino de literatura, mais especificamente a formacao de leitores literarios, destacando a relevancia de se explorar o gosto pela leitura literaria em sala de aula, criando, assim, possibilidades para se aprimorar as competencias leitoras do alunado.
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL