PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: THALITA DE OLIVEIRA AMARO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA DE OLIVEIRA AMARO
DATA: 28/03/2019
HORA: 13:00
LOCAL: UFPB - CAMPUS IV - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO GÊNERO CORDEL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Leitura. Letramento. Gênero Cordel.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um projeto de letramento a partir do genero Cordel, com alunos do 7 º ano do Ensino Fundamental, procurando levar aos alunos a leitura e producao textual de forma significativa. Procuramos, por meio de um trabalho organizado e planejado com os cordeis, despertar a sensibilidade dos alunos, como tambem aperfeicoar a leitura e, consequentemente, a producao da escrita desses educandos. O nosso desejo e motivar os discentes, mediante propostas educativas que contribuam, de maneira divertida, para a aprendizagem, por meio desse genero textual. Observamos, no dia a dia, em nossas salas de aula, a enorme dificuldade dos alunos no que se refere ao processo de leitura e de escrita. Dessa forma, despertaremos a conscientizacao sobre a importancia da cultura popular nordestina para formacao da cultura brasileira, atraves desses folhetos populares. Nesse sentido, foram desenvolvidas diversas atividades com o genero cordel, analisando e estudando as tematicas tratadas por poetas populares, observando os recursos estruturais e poeticos das narrativas. Dessa maneira, estaremos contribuindo para resgatar a literatura cordelista, a partir da formacao de leitores conscientes da importancia desse genero, e, principalmente, da sua contribuicao para a formacao da cultura popular, refletindo, ainda, sobre as diferencas regionais, bem com suas variedades linguisticas. A pesquisa realizada e de natureza qualitativa, de carater descritivo e intervencionista, orientando a leitura de cordeis por meio de atividades sequenciadas e mediadas pelo professor, caracterizando, assim, um projeto desenvolvido como pesquisa-acao. Pretendemos, como resultado deste projeto, desenvolver a habilidades e competencias leitoras dos educandos, para que possam se tornar leitores proficientes e consequentemente bons escritores. Com esse projeto, buscamos comprovar que, quando bem estimulados, os alunos sao capazes de ler por fruicao e produzir textos coerentes e criativos, obedecendo as caracteristicas do genero estudado. Para nossa base teorica, trabalhamos teoricamente, sob a orientacao de Luyten (2005); Abaurre (2008); Queiroz (2002); Abreu (1999); Marcuschi (2010); Koch (2013); Bakhtin (2006); Cavalcante (2013); Cosson (2014); Brasil (1998); BNCC (2017).
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI