PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAISSA EMANUELLE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA EMANUELLE DOS SANTOS
DATA: 26/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: LEITURAS DE UMA VIDA: O BILHETE TEXTUAL-INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DO GÊNERO BIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Correção textual-interativa. Competência escrita. Biografia.
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Nossa pratica docente tem revelado que ha um numero significativo de alunos que conclui o Ensino Fundamental II apresentando uma competencia escrita pouco satisfatoria, evidenciando problemas nao so de ordem linguistica, mas tambem de ordem textual e discursiva. Diante dessa problematica, o presente estudo tem como principal objetivo ressignificar o processo de ensino-aprendizagem de producao escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da correcao textual-interativa. Para embasar teoricamente a pesquisa, fundamentamo-nos na nocao de escrita a partir de Antunes (2003, 2005, 2009, 2010), Koch (2006), Koch e Elias (2017), Geraldi (2006, 2011) e Marcuschi (2008), que compreendem o texto como um evento, constituido em situacoes concretas de interacao comunicativa para ser processado por interlocutores reais; na nocao de textualidade, proposta por Costa Val (2016) e Antunes (2017), apresentada como um conjunto de caracteristicas que fazem do texto um texto e nao apenas um aglomerado de frases soltas; nos tipos de correcao textual propostos por Serafini (2004) e por Ruiz (2015), com enfase na correcao textualinterativa; na concepcao de generos discursivos, segundo Bakhtin (2010), em que a linguagem se constitui como elemento fundamental de construcao socio-historica de sujeitos em interacao; nas orientacoes dos PCN (1997, 1998) e da BNCC (2018) para o ensino pautado na teoria bakhtiniana dos generos; e nos estudos sobre o genero biografia desenvolvidos por Bakhtin (2010), Carino (1999), Vilas Boas (2002, 2007), Bosi (2003), Madelenat (1984), Porto (2009), entre outros. A pesquisa, que esta inserida no campo de estudos da Linguistica Aplicada, e de natureza intervencionista, com uma abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se como pesquisa-acao. Partimos das primeiras producoes dos alunos com o genero biografico para elaborarmos atividades de intervencao relacionadas aos bilhetes textuais-interativos. Os resultados alcancados nos permitem afirmar que os bilhetes sao um instrumento metodologico eficaz para que os alunos passem a reconhecer a natureza processual da escrita, refletindo sobre o seu dizer e, posteriormente, apresentando alternativas para a reescrita de seus textos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO