PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JOSEFA REJANE LUIZ FERREIRA

DISCENTE: JOSEFA REJANE LUIZ FERREIRA
DATA: 28/03/2019
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: O ARTIGO DE OPINIÃO: PRODUÇÃO DO GÊNERO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Artigo de opinião. Produção textual. Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta pesquisa surgiu da observacao das dificuldades apresentadas na producao de artigos de opiniao, realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola publica do centro de Joao Pessoa-PB. Essas dificuldades nos instigaram a elaboracao de um trabalho com o referido genero, que pudesse diminuir esses problemas. Assim, o nosso objetivo geral e possibilitar o desenvolvimento da escrita do genero artigo de opiniao, a partir de uma proposta de ensino e aprendizagem pautada em sequencias didaticas. E, para realizarmos nossa investigacao, adotamos como referencial teorico para o estudo dos generos as consideracoes de Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), os PCN (1998) e BNCC (2017). Para uma abordagem especifica do artigo de opiniao, recorremos a Koch (2011) e Beltrao (1980). No tocante a escrita, Antunes (2003) e Koch e Elias (2006); e, para a sequencia didatica, seguimos o modelo proposto por Lopes Rossi (2011). Com relacao a natureza da pesquisa, evidenciamos uma abordagem qualitativa de natureza intervencionista e descritiva, constituindo-se em uma pesquisa-acao e, por se tratar de uma investigacao de natureza aplicada, propomos uma atividade final de reescrita dos textos, para uma analise comparativa dos dados entre as producoes iniciais e finais. O corpus da nossa investigacao foi composto por doze artigos de opiniao, que foram analisados em duas etapas. Na primeira, analisamos seis producoes diagnosticas e identificamos problemas referentes aos elementos constitutivos do genero: composicao, estilo e conteudo tematico, que foram exercitados atraves das aplicacoes dos modulos didaticos da sequencia. Apos a aplicacao da proposta de intervencao, realizamos a segunda etapa, em que fizemos a comparacao entre as duas versoes produzidas, seguindo o mesmo criterio de analise das producoes diagnosticas. Constatando a nossa suposicao, os resultados alcancados demonstraram avancos significativos em relacao a apropriacao das caracteristicas tipicas do genero, revelados na producao escrita do artigo de opiniao.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA