PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARCOS DE SOUZA TOMÉ

DISCENTE: MARCOS DE SOUZA TOMÉ
DATA: 28/03/2019
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: TRABALHANDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias Metacognitivas de Leitura. Proficiência Leitora. Matrizes Curriculares
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta pesquisa, aplicada no ensino fundamental de uma escola publica municipal de Mamanguape/PB, buscou contribuir para o melhoramento da proficiencia leitora de uma turma do 9º ano, uma vez que, no decorrer das aulas, constatou-se um baixo desempenho desses alunos quanto as atividades que exigiam deles uma leitura que fosse alem do explicito nos textos, fruto do atual quadro nacional do ensino de Lingua Portuguesa na educacao basica, que apresenta evidentes lacunas no que se refere ao trabalho com habilidade de leitura e compreensao textual. Para tanto, recorreu-se a um aporte teorico que melhor fundamentasse a pesquisa, a partir dos estudos desenvolvidos por Antunes (2013; 2009), Koch (2006; 2009), Rojo (2009), Marcuschi (2008), Cavalcante (2016), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), entre outros, com destaque para as estrategias metacognitivas de leitura em Sole (1998) e Leffa (1996). Alem disso, foram consultados documentos oficiais que regem a educacao no pais, como os Parametros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 2001) e a Matriz de Referencia SAEB/Prova Brasil (INEP, 2015). Em relacao aos aspectos metodologicos deste trabalho, optou-se pela pesquisaacao, a qual se trata de uma investigacao com o intuito de possibilitar uma melhoria diante dos problemas detectados, cujo estudo das fases, bem como sua aplicacao, teve por base Tripp (2005). Os resultados obtidos na pesquisa demonstram o alcance pleno de seu objetivo, haja vista que os alunos passaram a exercer uma leitura mais produtiva, indo alem da imanencia das estruturas textuais, tornando-se sujeitos que, partindo do que lhes e exposto, passam agora a dialogar com os textos, interagindo com as diversas formas de linguagem e de compreensao, o que confirma a importancia do trabalho com as estrategias metacognitivas de leitura na pratica docente, visando a proficiencia leitora.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES