PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA IRANEIDE DOS SANTOS MARTINHO

DISCENTE: MARIA IRANEIDE DOS SANTOS MARTINHO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: UFPB Campus IV (Mamanguape)
TÍTULO: VIVENCIANDO O GÊNERO CRÔNICA: A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO POR MEIO DE TEMAS CARACTERIZADORES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica. Letramento Literário. Crônica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A leitura literaria, alem de provocar emocoes no leitor, tambem ajuda no pensamento critico a respeito de varias questoes politico-sociais. Assim como tambem exige os mais variados mecanismos de compreensao, ja que ela e plurissignificativa. A nossa proposta interventiva teve por finalidade trabalhar a leitura literaria em uma sala de aula do nono ano de uma escola publica municipal, na cidade de Cabedelo. O nosso objetivo e a leitura literaria a partir da cronica, a fim de promover o letramento literario. A escolha desse genero se deve a proximidade que ele pode estabelecer com seus leitores pela linguagem utilizada, pelos diferentes temas abordados, por apresentar assuntos diarios, como se fosse uma conversa com o leitor e, assim, aproxima-lo do texto literario, envolvendo-o nas reflexoes da vida cotidiana. Sabemos que a cronica e um texto que e facilmente encontrado nos livros didaticos, em jornais, revistas e, ate mesmo, nas redes sociais, motivos que reforcam a nossa escolha. Portanto nossa acao interventiva sera atraves do genero literario cronica. Intencionamos, por meio de oficinas de leituras, despertar no aluno interesse pela leitura literaria, com o objetivo de leva-lo a uma recepcao critica e reflexiva, mas tambem prazerosa. Nosso trabalho foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro teve cunho qualitativo e carater bibliografico; o segundo, da intervencao propriamente, se deu por meio de oficinas tematicas amparadas na sequencia basica de Cosson (2014), sempre com o acompanhamento do professor. Assim, pretendemos despertar os alunos para o prazer de ler, mas tambem leva-los ao conhecimento e a reflexao. Como embasamento teorico, valemo-nos dos estudos de Arriguci (1987); Candido (1995); Candido (2003); Colomer (2007); (Cosson (2014); Kleiman (2016); Sa (2005); Todorov (2009) e Zilberman (2009).
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES