PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: CARLA DE OLIVEIRA LIMA LOPES

DISCENTE: CARLA DE OLIVEIRA LIMA LOPES
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTOS FANTÁSTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Conto fantástico. Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Muito se tem falado, na esfera educacional, sobre a dificuldade que os alunos tem para ler, interpretar e inferir textos, pois se percebe que muitos deles, mesmo estando nos anos finais do ensino fundamental, apenas decodificam. Sao os denominados “analfabetos funcionais”. Considerando essa realidade, surge a necessidade da escola, do educador, de formar leitores proficientes, letrados, capazes de utilizar a lingua materna de diversas formas e de compreender a importancia da leitura como uma pratica social e cultural. E, assim, com o desinteresse pela leitura, consequentemente ocorre o esmaecimento da relevancia educacional do ensino de literatura, enquanto componente curricular rico em cultura, historia, filosofia e, em especial, a ponte que conecta o estudante ao fantastico mundo da imaginacao e da leitura. Desse modo, objetivamos, com o presente trabalho, contribuir para o letramento literario de alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola publica estadual da cidade de Pedro Regis, litoral norte paraibano, a fim de propiciar aos nossos alunos a oportunidade de desenvolverem o gosto pela pratica da leitura e o desenvolvimento de suas competencias leitora, buscando promover o letramento literario, enquanto pratica social que e. A escolha dos contos fantasticos para desenvolver esta proposta se deu porque esse genero abrange um universo literario envolvente, instigante, capaz de envolver um jovem leitor com a sua narrativa, levando-o a ler o texto ate o final e, consequentemente, pode contribuir para a formacao de leitores proficientes para a vida. Desse modo, acreditamos que este trabalho que tem como corpus literario os contos “Flor, telefone, moca”, de Carlos Drummond de Andrade; “O homem do bone cinzento”, de Murilo Rubiao e, por fim, “Uma pose para a posteridade”, da autora Laura Bergallo, pode possibilitar aos alunos uma nova concepcao sobre a pratica de leitura, como sendo um exercicio prazeroso e ao mesmo tempo intelectivo, visto que ao concluirmos o desenvolvimento deste trabalho, pudemos perceber por meio de relatos dos nossos alunos, assim como tambem suas praticas no ambiente escolar, que eles adquiriram novas visoes em relacao a leitura, gostaram do contato que tiveram com o genero trabalhado, alem de terem a oportunidade de aprimorarem a escrita, a forma de se expressar e de se socializarem com os colegas de classe. A pesquisa realizada a partir desse trabalho constitui-se numa pesquisa-acao e como metodologia de intervencao faremos uso dos circulos de leitura (COSSON, 2014). Para o cumprimento do nosso objetivo, a fundamentacao teorica deste estudo esta centrada nos seguintes pesquisadores: Andrade (2012), Bergallo (2011), Bessiere (2012), Caetano (2001), Candido (1988), Colomer (2007), Cosson (2006 / 2014), Lovecraft (2007), Roas (2014), Rubiao (1998), Santos (2006), Segabinazi (2015),Todorov (2009), Zilberman (2005), entre outros.
Externo ao Programa - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES