PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANA PAULA RODRIGUES DE AGUIAR SANTOS

DISCENTE: ANA PAULA RODRIGUES DE AGUIAR SANTOS
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Campus IV Mamanguape
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DO CONTO DE FADAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino Fundamental. Conto de fadas. Formação do leitor. Letramento Literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: A leitura literaria propicia o desenvolvimento da sensibilidade, amplia a visao de mundo desperta, emocoes e tem o poder de exercitar a fantasia, a imaginacao, mas tambem nos faz refletir sobre a nossa propria existencia. Considerando essa importancia, propomos com esse trabalho, sistematizar uma pratica de leitura a qual permita ao discente compreender os conflitos existenciais e o mundo que o cerca a partir da literatura. Para tanto, escolhemos o genero Conto de fadas, por abarcar historias que cativam, ampliam e mobilizam os limites do imaginario pessoal e coletivo, despertando no leitor uma gama de sentimentos. Justificamos tambem a escolha do genero por se adequar a serie e a faixa etaria dos estudantes que integram o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal na cidade de Orobo, PE. Acreditamos que os contos contribuem significativamente para que os discentes entendam questoes do cotidiano, da vida real e assim passem a compreender melhor a realidade que os circunda, uma vez que estao em fase de descobertas e de busca da individualidade. Selecionamos para o nosso trabalho os contos: O Patinho Feio de Hans Cristian Andersen e Joao e Maria dos Irmaos Grimm, os quais abordam questoes sociais e eticas. Embora sejam historias ‘’relativamente’’ antigas, revelam muito da sociedade atual, retratando o ser humano e suas relacoes. Adotamos a metodologia da pesquisa–acao, a fim de agregar teoria e pratica. Para aplicacao e intervencao, as propostas de atividades do projeto se ancorarao na sequencia basica de COSSON (2014). Fundaremos nosso trabalho a partir dos estudos teoricos de CANDIDO(1995), CORSO & CORSO (2006), ZILBERMAN (2009), COLOMER (2003), TODOROV (2010), COELHO (1987), dentre outros.
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS