PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA DA GUIA PEREIRA

DISCENTE: MARIA DA GUIA PEREIRA
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: A (RE)ESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO RESUMO
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual. Sequência didática. Resumo. EJA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Ao longo da trajetoria como docente de Lingua Portuguesa, no Ensino Fundamental, na modalidade Educacao de Jovens e Adultos (EJA), vimos observando que os alunos continuam apresentando dificuldades em relacao as suas producoes escritas dos mais variados generos textuais. Diante disso, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa possibilitar o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do 2o segmento da EJA (9o ano) por meio de uma sequencia didatica com o genero resumo. Para fundamentar teoricamente o trabalho, assumimos a nocao de genero na perspectiva bakhtiniana, que entende a linguagem enquanto interacao verbal, e em relacao aos estudos sobre producao escrita, foram retomados os estudos de Koch e Elias (2012), Antunes (2003) e Ferrarezi e Carvalho (2015), autores que adotam uma visao sociointeracionista da escrita. Alem disso, a pesquisa apoiou-se teoricamente nos estudos sobre sequencia didatica (SD), desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto aos procedimentos metodologicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, com delineamento de uma pesquisa-acao, tomou como objeto de estudo o genero textual resumo, que foi gerado no contexto da SD, em dois momentos: a producao inicial e a producao final. Os resultados da analise demonstram, entre outras questoes, que a elaboracao da sequencia didatica descrita proporcionou o desempenho das habilidades de linguagens primordiais para a producao escrita do genero resumo, especialmente no que se refere aos elementos constituintes do respectivo genero.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA