PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARINALDO DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINALDO DE SOUZA SILVA
DATA: 29/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A COMPREENSÃO LEITORA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Estratégias de leitura. Habilidades leitoras.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho foi motivado pela percepcao de que ainda ha um numero elevado de alunos que concluem o Ensino Fundamental apresentando uma compreensao leitora insatisfatoria, fato confirmado pelas avaliacoes em larga escala, conforme apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep/MEC). Diante disso, estabelecemos como objetivo desta pesquisa propiciar o desenvolvimento da capacidade leitora de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica municipal de Areia-PB, a partir do ensino de estrategias de leitura. Para realizacao do trabalho, utilizamos como fundamentos teoricos estudos sobre leitura, desenvolvidos por Sole (1998), Leffa (1996; 1999), Kleiman (2004; 2016), Kleiman e Morais (1999),), Koch e Elias (2015), dentre outros pesquisadores que concebem a linguagem enquanto interacao social. As normatizacoes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), acerca da leitura, tambem norteiam os encaminhamentos dados a este estudo. Para realizacao da dissertacao, tivemos como aporte teorico os estudos sobre leitura desenvolvidos por Sole (1998), Kleiman (2004; 2016), Leffa (1996; 1999), Koch (2001), Koch e Elias (2015), dentre outros teoricos que concebem a linguagem enquanto interacao social. A metodologia utilizada configura-se como pesquisa-acao, de natureza descritiva e aplicada, com analises .mistas – qualitativas e quantitativas. Para a geracao dos dados, foi elaborado um plano de acao, que inicialmente ocorreu com a aplicacao de uma atividade diagnostica, organizada com questoes que demandaram, por parte dos alunos, o dominio das habilidades que compoem os Topicos II e VI da Matriz de Referencia de Lingua Portuguesa da Prova Brasil. Na sequencia, foi aplicado o Plano de Intervencao Pedagogica formado por oficinas de leitura, produzidas com base nos descritores nos quais os alunos apresentaram maior dificuldade na atividade diagnostica. Finalmente, foi aplicada uma segunda atividade diagnostica, que revelou se a intervencao realizada possibilitou avancos em relacao ao diagnostico inicial. Os resultados apontaram que os alunos avancaram de forma significativa nas habilidades de identificar a finalidade de textos de diferentes generos e identificar as marcas linguisticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor de um texto, contudo, as dificuldades de compreensao leitora que varios alunos demonstraram ter revelam que ainda ha muito por se fazer sobre o ensino da leitura.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA