PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ELIZABETE BEZERRA DA SILVA

DISCENTE: ELIZABETE BEZERRA DA SILVA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Campus IV CCAE
TÍTULO: VARIAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA ZONA RURAL POR MEIO DAS TIRAS DA “TURMA DO XAXADO”
PALAVRAS-CHAVES: Variação e diversidade linguística. Tiras quadrinísticas. Consciência linguística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) recomenda um trabalho com a língua que a reconheça como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, vivenciando suas formas de expressão identitárias, pessoais e coletivas. Percebe-se assim, neste documento, que os aspectos da diversidade e da variação são reconhecidos como algo per se à linguagem e aponta que se deve buscar um ensino que valorize também a adequação e a pertinência da variedade linguística às situações comunicativas, em função dos campos de atuação social, do contexto e dos interlocutores, através da estilização, seleção e organização dos recursos linguísticos. Nessa direção, este trabalho objetiva realizar com alunos da zona rural do município de Sobrado – PB um trabalho de reflexão e conscientização sobre a diversidade e a variação linguística, por meio de atividades com tiras da Turma do Xaxado, que possibilite o combate ao preconceito linguístico. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas as considerações de Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008), Lucchesi (2015), os quais comungam com a visão de que não há língua homogênea e que a diversidade linguística é fator de riqueza e dinamismo. Foram utilizados, também, os estudos de Vergueiro e Santos (2015), Vergueiro e Ramos (2009, 2007), Ramos (2017), que advogam o uso dos quadrinhos como importante instrumento de ensino da língua. As tiras da “Turma do Xaxado”, que apresentam uma linguagem híbrida, lúdica e com narrativas ambientadas na zona rural foram utilizadas como instrumento de apoio. Nesse percurso, por meio de uma abordagem interventiva-qualitativa, aplicou-se o modelo de análise sociolinguística dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004), trabalhando os fenômenos da diversidade linguística, presentes nas tirinhas e no contexto social em que os discentes estão inseridos, nas análises dos dados. Portanto, sob o viés da Sociolinguística, espera-se desenvolver um trabalho de conscientização junto aos alunos sobre a riqueza da diversidade linguística brasileira que possa favorecer a diminuição do preconceito linguístico, sobretudo no ambiente escolar, e que contribua para que eles sejam competentes no uso da língua portuguesa em diferentes contextos comunicativos.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES