PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO

DISCENTE: MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Campus IV CCAE
TÍTULO: CARTA DE DENÚNCIA: O ENSINO DE ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Carta de denúncia. Gêneros discursivos. Sequências didáticas. Letramento social.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Todas as atividades humanas são motivadas por razões atreladas a necessidades da vida cotidiana, ou seja, nenhum indivíduo realiza ações que não façam sentido a sua existência, por isso, é incoerente qualquer atividade docente, entre elas, o ensino de escrita, sem vínculo com o dia a dia dos discentes. Um meio eficaz de unir as práticas escolares ao mundo real do aluno é desenvolver ações pedagógicas capazes de modificar o ambiente em que este reside .Nesse sentido, convém que se pensem iniciativas atreladas a exercício social de cidadania, e exemplo do que foi realizado no presente trabalho, no qual o objetivo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de produção escrita do gênero carta de denúncia, objeto da resposta dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de João Pessoa-PB a um problema social que os atingem. Nosso referencial teórico foram, entre outros, os seguintes autores: Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008), em relação aos gêneros discursivos; Travaglia (2009) e Geraldi (2011), sobre as concepções de linguagem; Antunes (2003) e Koch (2017b), acerca da escrita e seu ensino; Kleiman (1995) e Street (2014), a respeito do letramento social; Nascimento (2007) e Motta (2013), concernente ao gênero carta; Lauria (2011) e Leite, Silva e Fonseca (2017), sobre a carta de denúncia e Dolz et al. (2011), a respeito das Sequências Didáticas. A pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho interventivo, portanto adequa-se à categoria de pesquisa-ação. O corpus da análise é composto por 10 produções inicialmente escritas e posteriormente reescritas por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na cidade de João Pessoa. Seguindo as orientações expressas nas Sequências Didáticas, realizamos primeiro a apresentação da situação, a partir da qual os discentes identificaram e escolheram um transtorno social da comunidade a ser denunciado a órgão competente. Após cartas atividades voltadas para aspectos discursivos do gênero, foi escrita a primeira produção, a partir da qual elaboramos o trabalho interventivo voltado para o conteúdo temático, estrutura composicional e o estilo linguístico do gênero carta de denúncia. Após realizarmos o processo analítico, comparando as produções inicial e final, constatamos avanços na escrita dos alunos, a partir dos quais concluímos que o ensino de escrita, por meio das Sequências Didáticas de Dolz et al. (2011), associadas a ações sociais de cidadania, é capaz de gerar resultados satisfatórios.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES