PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: NEUSILENA DE BRITO COSTA

DISCENTE: NEUSILENA DE BRITO COSTA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: INTERNETÊS NA EJA VIA WHASTAPP – UM DESAFIO OU UM ACRÉSCIMO À ESCRITA FORMAL?
PALAVRAS-CHAVES: Internetês. Competência linguística. Educação de jovens e adultos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente estudo, sobre a ligação notável entre internetês e língua portuguesa, investigou a utilização do aplicativo Whatsapp e sua aproximação à escrita formal, em salas de Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública municipal de João Pessoa. Ao tratar da fragmentação de textos da cultura digital e da rapidez exigida em sua produção, percebemos que a composição de texto no tocante às produções textuais dos discentes pode passar por uma padronização semelhante à de normas gramaticais, o que confere a essa produção uma atitude responsiva ancorada na competência linguística dos estudantes. O objetivo desta dissertação foi averiguar se há singularidades no uso do internetês, naEducação de Jovens e Adultos em escrita e em reescrita de textos nos suportes analógicos e digitais. Para percorrer este trajeto discursivo, pautamo-nos pelos estudos do gênero em Bakhtin (1981, 2003). No que concerne à produção textual digital, à multimodalidade e dos multiletramentos, respaldamo-nos em Rojo (2012), e Bisognin (2009), a fim de evidenciar a pertinência do uso do internetês no meio digital, além da apreensão de características relacionadas à competência linguística conforme Hymes (1995) que defende a capacidade de o sujeito circular na língua-alvo, de modo apropriado e combinado com a influência desse aplicativo na educação. Confirmamos, dessa forma, a necessidade de aprimoramento das regras da língua formal concomitante ao uso do internetês como variante em diferenciado meio de interação. Para conhecermos características sobre os sujeitos pesquisados, valemo-nos do processo etnográfico sobre o qual Fino (2003) afirma que este se constitui de uma observação participante, ou seja, de uma investigação que se caracteriza por um período de interações sociais intensas entre o investigador e os sujeitos,no caso da nossa pesquisa, tal processo objetivou apurar o uso das variantes linguísticas internetês e português, além do avanço na qualidade das produções textuais do público-alvo, tendo em vista que o que impulsiona a escrita na vida cotidiana são as situações reais.Como resultado dessa pesquisa, confirmamos avanços no que se refere ao uso consciente do internetês enquanto variante da língua materna.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI