PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA HOSANA RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: MARIA HOSANA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 21/02/2020
LOCAL: ccae ufpb
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE DISCENTES DA EJAI FACE AS (IN) CERTEZAS DE SEU COTIDIANO
PALAVRAS-CHAVES: Discentes da EJA. Identidades. Discursividades. Contextos sociais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A globalização e os avanços tecnológicos contemporâneos estão promovendo transformações sociais, possibilitando a quebra de concepções historicamente impostas e a reconstrução de identidades. Segundo Moita Lopes e Fabrício (2002), existe uma estreita relação entre “nossas práticas discursivas, os regimes de verdades nos quais elas estão inseridas e o processo de construção identitária.” É pelo discurso que o homem se constitui identitariamente. Nesse panorama, esta proposta de trabalho traz como temática a constituição discursiva identitária de discentes da EJA. Indagamos como os alunos dessa modalidade se posicionam discursivamente em determinados setores da sociedade (escola e trabalho)? O lócus de pesquisa é um escola municipal localizada na cidade de Goiana - PE. E, delineia-se como objetivo principal: analisar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam discursivamente, em determinados setores da sociedade, ao (re)constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em mundo fluído e (in)certo. O trabalho se inscreve no campo da Linguística Aplicada e se apoia em teorizações foucaultianas e em noções da Análise do Discurso Francesa (AD), tais como, discurso, interdiscurso e formação discursiva, além de abordar teóricos das sociais. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se como procedimentos metodológicos rodas de conversa e entrevistas. Apresentam-se, também, ações que constituem uma proposta de intervenção cujos sentidos municiem os discentes a reflexões sobre a relevância das funções que exercem na sociedade e contribua para que se (re)constituam como sujeitos conhecedores de seus direitos.
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES