PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ROSILÂNEA NIEDJA SOARES COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: ROSILÂNEA NIEDJA SOARES COSTA DOS SANTOS
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Sala MA 104
TÍTULO: ADAPTAÇÕES DOS CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REPRESENTATIVIDADE NEGRA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica. Letramento Literário. Adaptações. Contos. Personagens negros.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: A presente dissertação tem por finalidade trabalhar a leitura literária em uma sala de aula do quinto ano em uma escola municipal de João Pessoa, situada em um território quilombola na mesma cidade. Elegemos adaptações livrescas dos contos clássicos infantis para conduzir as ações interventivas, pois acreditamos que esses textos breves podem contribuir significativamente para a formação de um leitor mais reflexivo e crítico. As escolhas dos títulos das adaptações não foram aleatórias, os personagens que compõem essas obras carregam em si uma representação identitária negra muito forte. Os aspectos relativos ao autorreconhecimento identitário e à condição da escola, que se encontra em uma comunidade remanescente de quilombo e ainda tem constituído, em sua maioria, um corpo estudantil formado por negros e pardos, reafirmaram o desejo de fomentar nesses sujeitos reflexões e impressões acerca da identidade, aceitação e superação dos desafios impostos pelo racismo. Pretendemos, por meio do letramento literário, despertar o gosto e o prazer pela leitura, imprimindo a visão de que ler é ferramenta de mudança, interações sociais e ampliação de horizontes. O trabalho, em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa-ação. A intervenção ocorrerá por meio de oficinas temáticas amparadas na sequência básica de Cosson (2014). Analisaremos três adaptações de contos de fadas clássicos: A princesa e a ervilha (2016), Rapunzel e o Quibungo (2015), e Cinderela e Chico Rei (2015), observando as possíveis contribuições que essas obras estão proporcionando para uma autoafirmação negra. Nossas análises estarão pautadas em discussões de Candido (1995), Coelho (2012), Colomer (2003), Cosson (2014), Cuti (2010), Hall (2015), Zilberman (2012) e outros que interessarem a nossa proposta.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS