PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ROKSYVAN DE PAIVA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROKSYVAN DE PAIVA SILVA
DATA: 27/02/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: ASSEMBLEIA ESCOLAR ESTUDANTIL: ESPAÇO PARA PRODUÇÃO DE DIÁRIOS REFLEXIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Assembleia de classe. Assembleia escolar estudantil. Produção textual escrita. Diários reflexivos.
PÁGINAS: 254
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Cada exemplar singular da espécie humana é por natureza social, e este predicado essencial se manifesta ao falar, ouvir, ler e escrever. No entanto, a escola, a quem cabe desenvolver as capacidades humanas, além da condição cidadã, frequentemente se alicerça no silêncio. Trilhando a via oposta, que conduz à balbúrdia, esta pesquisa buscou analisar como o trabalho pedagógico por meio da assembleia escolar estudantil pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de diários reflexivos. Como principais sujeitos, dela participaram estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de João Pessoa, PB. O estudo conformou-se no padrão gnosio-epistêmico de cientificidade, adquirindo feição qualitativa e cunho interventivo, o que aproximou o trabalho de campo dos marcos de uma pesquisa-ação. O percurso de investigação foi fundamentado, quanto ao funcionamento das assembleias escolares estudantis, nas ideias de Freinet (1973, 1976), Puig et al. (2000) e Araújo (2004); e, em relação à compreensão dos gêneros discursivos assembleia e diário reflexivo, nas obras de Bakhtin (2010), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (1995), Zabalza (2004) e Reichmann (2013). Quando da intervenção docente na produção escrita dos alunos, serviram como parâmetro e guia as obras de Serafini (1989) e Ruiz (2010), além das diretrizes curriculares contidas nos PCN (BRASIL, 1998) e na BNCC (BRASIL, 2018). A geração de dados foi feita em sala de aula com produção textual, gravações em áudio, realização de assembleias escolares estudantis e rodas de conversa, além de observação participante. Das informações geradas, o corpus resultante foi composto pelos diários reflexivos, que foram submetidos a exame conforme os procedimentos e técnicas da análise de conteúdo. Nesse passo analítico, selecionamos o tema como unidade de registro e as interações verbais da assembleia escolar estudantil como unidade de contexto, de acordo com os estudos de Franco (2007) e Bardin (1979). As operações de inferência e categorização incidentes no corpus levaram à interpretação de que as assembleias escolares estudantis contribuem para desenvolver no aluno uma atividade autônoma, crítica e participativa, neutralizadora de formas de violência e propositora da resolução de conflitos pelo diálogo. A produção escrita dos diários refletiu, por sua vez, o contexto dos debates e embates travados nas assembleias, revelando nesta outra modalidade da língua individualidades até então ignoradas, a desenvolver uma atividade paralela e subterrânea, porém intensa, de reflexão sobre si e o mundo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2317361 - FÁBIO PESSOA DA SILVA