PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DE ANDRADE

DISCENTE: MARIA JOSÉ DE ANDRADE
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS LETRADAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Projeto de Letramento em Língua Portuguesa. Carta Aberta. Folder.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As etapas de um projeto de letramento e os saberes que são partilhados com a sua realização devem estar associadas ao dia a dia do aluno para que produzam sentido e para que ele possa participar das atividades compreendendo e refletindo sobre as diversas situações que interferem no seu crescimento enquanto cidadão, que participa e interage na sociedade. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o desenvolvimento de um projeto de letramento pode contribuir para a formação cidadã de discentes do 5o ano Ensino Fundamental e para a ressignificação dos seus posicionamentos discursivos acerca dos problemas sociais da comunidade na qual estão inseridos, por meio da produção de gêneros textuais carta aberta e folder. Para fundamentar o trabalho acerca da noção de letramento e dos projetos de letramento, partiu-se dos estudos de Street (2014), Soares (2012, 2008), Kleiman (2010, 2007, 2005,1995), Lotsch (2016), Oliveira et al (2014), Oliveira e Santos (2012), Tinoco (2013, 2008). Dias (2016), Kleiman et al (2013), Santos (2012), dentre outros que entendem que trabalhar com projetos de letramento viabiliza a ressignificação do trabalho com práticas de leitura e de escrita. Acerca da noção de escrita, utilizou-se como norte teórico os estudos de Koch e Elias (2015), Antunes (2010; 2003), Marcuschi (2008), Geraldi (2002), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), bem como o que normatiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Esses autores entendem que as práticas sociais de escrita requerem ações diferenciadas que promovam a compreensão e o sentido nas aulas de Língua Portuguesa. Em relação aos estudos sobre os gêneros textuais, a pesquisa partiu de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Antunes (2010), BNCC (BRASIL, 2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN (BRASIL, 1998); especificamente sobre o gênero carta aberta, recorreu-se a Brito (2015), Martins (2015), Leite (2014), Maior (2011) e, quanto ao folder, Rodrigues (2014) e Karwoski (2005). A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e descritiva, com delineamento de pesquisa-ação, constituída de etapas de um projeto de letramento realizado a partir de: rodas de conversa, aula de campo, palestra e produções textuais dos gêneros carta aberta e folder. Todas as etapas desenvolvidas foram essenciais para que se possibilitasse ao aluno um posicionamento crítico sobre o problema social em foco: o lixo acumulado nas ruas da comunidade. Os resultados da pesquisa apontaram avanços significativos no redimensionamento dos posicionamentos dos alunos na produção dos gêneros textuais escritos, após sua inserção em eventos de letramento que proporcionaram um conhecimento significativo a respeito dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente, especialmente, com o lixo produzido diariamente em nossas casas.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI