PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ULISSIVALDO CAETANO COSTA DA SILVA

DISCENTE: ULISSIVALDO CAETANO COSTA DA SILVA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: CRIAÇÃO DE NARRATIVAS MEDIADAS PELO RPG SOLO: CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual. Escrita Criativa. Narrativas. RPG Solo. Progressão Textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Observamos muitos projetos lúdicos na área de produção textual sendo desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contudo o mesmo não acontece nos anos finais. O trabalho com a produção textual, em sala de aula, muitas vezes tem tornado o aluno um mero reprodutor mecânico de textos acabados e prontos meramente para receberem uma nota. A produção escrita deve ser um processo em constante construção, assim, o uso de ferramentas didático-pedagógicas podem servir como instrumentos para uma escrita criativa, colaborativa e com uma boa elaboração e progressão textual. Nessa perspectiva, a presente dissertação, propõe atividades de produção textual mediadas pelo uso da ferramenta didático-pedagógica os jogos de RolePlaying Game (RPG), na modalidade RPG Solo ou Aventura Solo. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental II, com ênfase na progressão e na criatividade textual, a partir da aplicação do jogo RPG Solo, como ferramenta didático-pedagógica na construção de narrativas. Em termos metodológicos, trata-se de um trabalho qualitativo, mais especificamente, uma pesquisa-ação, por meio de um projeto de intervenção e participante com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Contribuíram para a realização deste trabalho, com referencial teórico, Antunes (2009), Geraldi (2003 - 2011), Fernbach (2006), Guedes (2003) e Menegassi (2011) que apresentam estudos acerca da produção textual em sala de aula;e Pavão (2000, 2004), Rios (2004), Rodrigues (2004), Schmit (2008), entre outros, como seus estudos sobre o RPG como ferramenta didático-pedagógica. Por fim, como resultados dessa intervenção podemos elencar: o estímulo, o interesse e a dinâmica nas práticas escritas, realizadas como o RPG Solo, e, ainda, a atenção ao texto, para que ele fosse autêntico e não a reprodução de textos alheios.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA