PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ADRIELLY ZHONG MONTEIRO

DISCENTE: ADRIELLY ZHONG MONTEIRO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O USO DAS MEMÓRIAS DE JOVENS INDÍGENAS: POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Identidade. Jovens indígenas. Produção escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Reconhecendo as memórias enquanto temática que há muito instiga o interesse da humanidade, permitindo às gerações vindouras o acesso aos saberes, à vivência e às práticas sociais de seus antepassados, adotei as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (2016) que orienta o currículo escolar no Brasil para que se efetive em sala de aula a abordagem dos gêneros do discurso enquanto ferramentas constitutivas de práticas reais. Dessa forma, este estudo empenhou-se em analisar de forma geral como as memórias de jovens indígenas do 8º ano do Ensino Fundamental puderam contribuir para o aprimoramento das produções escritas em sala de aula e, ainda, especificamente, observar quais dimensões de sua memória como jovem indígena foram contempladas nas produções textuais de memórias, diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos jovens diante da produção escrita do gênero e compartilhar os procedimentos metodológicos que auxiliaram os jovens diante da realidade previamente constatada. Para isso, a presente pesquisa se fundamentou em autores como Candau (2016), Hall (2011), Le Goff (2013), Goldstein e Capo (2016), discorrendo sobre a dialética da memória e da identidade; Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2017), advogando a respeito dos gêneros do discurso e, ainda, Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Antunes (2003), Ruiz (2018) entre outros, que ponderam sobre as produções escritas articuladas para além dos limites da escola. O percurso metodológico foi embasado nos fundamentos da pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação de cunho intervencionista como forma de trabalho de campo, adotando a roda de conversa, a oficina temática e a observação participante como instrumentos de geração de dados e a análise de conteúdo para alicerçar a análise dos dados. Por fim, convém mencionar que, após as análises dos dados gerados, detalhados no decorrer deste estudo, verificamos que as intervenções realizadas resultaram em melhorias na produção de textos escritos dos/as participantes no que diz respeito tanto aos elementos constituintes do gênero estudado quanto ao emprego dos recursos linguísticos necessários à manutenção dos sentidos do texto. Além disso, o trabalho com as memórias dos estudantes indígenas proporcionou aos participantes o resgate e a narração dos costumes, valores, tradição e aspectos identitários da região quando considerada a capacidade analítica assumida pelo memorialista acerca de seu comportamento passado em detrimento do eu figurado no presente, assim como também foi possível verificar nas dimensões retratadas por meio das memórias escritas um sentimento de pertencimento ao lugar e isso pôde ser observado a partir da descrição das experiências vividas na comunidade.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO