PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: YARA CARVALHO PEDROSA DE QUEIROZ

DISCENTE: YARA CARVALHO PEDROSA DE QUEIROZ
DATA: 20/02/2020
LOCAL: CCAE - Litoral Norte
TÍTULO: CONTOS POPULARES E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA: SABERES E PRAZERES NOS RECONTOS DE RICARDO AZEVEDO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura popular. Educação de Jovens Adultos. Letramento literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A literatura oral popular constitui um elemento indispensável no estudo das tradições culturais da sociedade. Partindo dessa concepção, Câmara Cascudo considerou especificamente o conto popular como o material de maior amplitude e expressividade do folclore, um verdadeiro catalisador cultural que reúne informações históricas, sociológicas, etnográficas e sociais. Através de seus estudos, Cascudo preparou caminhos para vários autores brasileiros a exemplo de Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Guimarães Rosa, que, inspirados na cultura popular, reinventaram personagens e histórias contadas pelas vozes ancestrais. O presente trabalho inspira-se também nas fontes populares e tem como objetivo promover o letramento literário em turmas do ciclo III (referentes ao 6º e 7º anos) da EJA, a partir de três contos da tradição oral reescritos por Ricardo Azevedo, escritor e pesquisador contemporâneo, dedicado ao estudo da cultura brasileira. O objeto de nossa pesquisa, os contos “A quase morte de Zé Malandro”, “Coco verde e Melancia” e “Maria Gomes”, respectivamente das obras Contos de enganar a Morte, No meio da noite escura tem um pé de maravilha e Contos de espanto e alumbramento apresentam personagens arquetípicos que bem representam os aspectos lúdicos, simbólicos e de humor presentes na cultura popular. Nossa intervenção se propõe minimizar as dificuldades de compreensão textual apresentadas pelos alunos e, ao mesmo tempo, envolvê-los em práticas de letramento literário por meio dos contos. A escolha desse gênero se deu em razão de uma identificação dos próprios alunos com os elementos da cultura popular que, a exemplo de si mesmos, também necessita de valorização e reconhecimento. A linguagem acessível, mas rica em significados, presente nos contos, sinaliza para a natureza artística do texto literário, tornando possível ao aluno associar o prazer ao conhecimento. Para as questões de letramento e alfabetização, nosso trabalho fundamentou-se em Ferreiro e Teberosky (1984), Soares (1998) e nos documentos oficiais como LDB (2015), PCN (2001), PCN+ (2002), Orientações Curriculares (2006); para o estudo da literatura popular, Cascudo (2004; 2006; 2010), Simonse (1987), Leal (1985) e Azevedo (2007); para o letramento literário, Candido (1995) Petit (2008; 2009) e sobretudo Cosson (2006; 2009) em quem nos respaldamos metodologicamente através da Sequência Básica.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES