PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ANDRÉA GARCIA DE SOUZA

DISCENTE: ANDRÉA GARCIA DE SOUZA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: LENDO FÁBULAS E AMPLIANDO A COMPETÊNCIA LEITORA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Competência leitora. Estratégias de leitura. Fábula. BNCC
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Na docência com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível observar a dificuldade que eles apresentam para ler de forma proficiente e autônoma. Diante disso, o objetivo deste trabalho é contribuir para desenvolvimento da competência leitora de alunos do ciclo II da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do município de Bayeux-PB por meio das estratégias de leitura de Solé aplicadas ao gênero fábula, tendo como referência habilidades de leitura indicadas pela Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A realização de uma pesquisa voltado para o grupo de alunos mencionados, abordando a temática leitura, justifica-se pelas lacunas de aprendizagem que manifestam em relação às habilidades globais dessa prática, a constatação da histórica exclusão desse público e o reconhecimento de que a proficiência leitora é um importante instrumento de participação social. A fundamentação teórica deste estudo respaldou-se em Koch e Elias (2017) e Bonifácio (2015) para abordar as concepções de leitura, em Solé (1998) para embasar o ensino das estratégias de leitura, em Yunes (1995) para relacionar cidadania e leitura, em Cabral (1986) para citar algumas habilidades de leitura, em Kleiman (2005) para tratar de letramento, em Freire (1987, 1989), Gadotti e Romão (2011) para refletir sobre o aluno-sujeito da EJA e a formação do professor, em Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Portella (1983), Silva (2010) e Bagno (2006) para discorrer acerca de gênero discursivo e de fábula. Em relação aos fabulistas, optou-se por trabalhar com Esopo (1997), La Fontaine (2011), Lobato (2019) e Millôr Fernandes (1999). A pesquisa é de natureza intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. De início foi feita uma Atividade Diagnóstica para verificar-se o nível das habilidades de leitura dos alunos e, a partir das informações colhidas, desenvolveu-se uma Intervenção Pedagógica que se efetivou por meio de Oficinas de Leitura. Após a realização das Oficinas realizou-se outra Atividade Diagnóstica para fins de comparação com a Atividade Diagnóstica Inicial. O resultado dessa comparação mostrou-se positivo em relação ao objetivo pretendido na investigação que teve como corpus as duas atividades diagnósticas mencionadas.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES