PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: LUCÉLIA DE ALBUQUERQUE MELO CRUZ

DISCENTE: LUCÉLIA DE ALBUQUERQUE MELO CRUZ
DATA: 28/02/2020
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: DESVENDANDO OS SENTIDOS DO GÊNERO DISCURSIVO CHARGE ATRAVÉS DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros multimodais. Charge. Habilidades de leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A prática da leitura em sala de aula é determinada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de Língua Portuguesa, que considera o texto como centro das práticas de linguagem, inclusive destaca os gêneros multimodais, presentes na contemporaneidade. Logo, notamos a preferência dos alunos por esses textos, especialmente por aqueles que aliam a crítica ao humor, como são as charges. Porém, ao realizarem a leitura, constatamos que eles se limitavam à percepção das informações explícitas, prejudicando o processo de atribuição de sentidos. Assim, o objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento da competência leitora do gênero discursivo charge, através da implementação das oficinas de leitura que abordam algumas habilidades previstas pelos descritores da Matriz de Referência do SAEB/Prova Brasil. Para tanto, utilizamos como referencial teórico as concepções de leitura apresentadas por Solé (1998), Menegassi (2010) e Bonifácio (2015), assim como as contribuições teóricas oferecidas por Koch & Elias (2017) e Cavalcante (2011) sobre o processo de leitura e os gêneros discursivos, vistos também sob a perspectiva de Bakhtin (2003). Além disso, buscamos apoio nos documentos oficiais, como os PCN (1998), a BNCC (2017) e o PDE/Prova Brasil (2011). A respeito da charge, buscamos respaldo, principalmente, em Romualdo (2000) e em outros pesquisadores que demonstraram interesse pelo estudo do referido gênero. Quanto à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa-ação, caracterizada por uma abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e intervencionista e de natureza aplicada. Desse modo, o corpus foi constituído pela seleção de algumas questões das atividades diagnósticas respondidas pelos alunos da turma do 9º ano de uma escola municipal localizada no município de Santa Rita-PB. A proposta de intervenção foi composta pelas seguintes etapas: avaliação diagnóstica inicial, oficinas de leitura, finalizadas com a visita ao Ateliê de Régis Soares para conhecimento do Projeto Charges na Rua, e avaliação diagnóstica final. Ao término da aplicação, percebemos que os resultados foram satisfatórios, visto que os alunos conseguiram desenvolver as habilidades trabalhadas ao longo das oficinas de leitura, passando a perceber a multiplicidade de sentidos que as charges possuem.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA