PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AUCILENE ALVES DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUCILENE ALVES DE MORAIS
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA: UMA EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias de leitura. Tirinhas.
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O desenvolvimento da competência leitora é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, pois a leitura, enquanto instrumento de inserção social e de descoberta, possibilita a aquisição e a ampliação de conhecimentos, os quais permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. No entanto, a formação de um leitor proficiente ainda representa um grande desafio na escola de Educação Básica, mais especificamente, nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. No cotidiano da nossa docência, constatamos que as práticas de leitura não têm sido desenvolvidas efetivamente nessa etapa de ensino, comprometendo a formação de jovens leitores como sujeitos ativos capazes de atribuir sentido ao que leem. Ademais, grande parte dos estudantes alimenta um certo desinteresse pela leitura, e quando se dispõe a fazê-la, demostra dificuldade de compreensão, por mais simples que seja o texto. Partindo desses pressupostos, o objetivo principal do nosso trabalho foi desenvolver um projeto de intervenção para ensinar aos estudantes como utilizar as estratégias de leitura a partir do gênero tirinha e potencializar a formação de leitores proficientes. Para tanto, como aporte teórico, recorremos às concepções de leitura das autoras Koch e Elias (2008), Bonifácio (2015), Cavalcante (2013). No que concerne às estratégias de leitura, nos ancoramos em Solé (1998) e, para os gêneros discursivos, nos respaldamos em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008); sobre a tirinha, destacamos as pesquisas de Nicolau M (2007) e Nicolau V (2013); e ainda observamos as orientações curriculares oficiais destinadas ao Ensino Fundamental como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN-LP (1998) e a Base Nacional Comum, Curricular – BNCC (2017). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. O projeto de leitura foi organizado em quatro etapas: apresentação do projeto de leitura e do gênero discursivo e a aplicação de atividades oral e escrita, utilizando-nos das estratégias dos momentos do antes, durante e depois da leitura das tirinhas. Desse modo, a análise do corpus, constituído de um conjunto de atividades aplicadas aos estudantes da turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa/PB, e os resultados indicaram que, após a nossa ação interventiva, houve avanços significativos na leitura dos estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO MARTINS