PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: EDVIRGENS MORAIS DE MEDEIROS DUARTE

DISCENTE: EDVIRGENS MORAIS DE MEDEIROS DUARTE
DATA: 27/02/2020
LOCAL: MAMANGUAPE
TÍTULO: A influência dos processos fonológicos na ortografização de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Consciência Fonológica. Ortografia. Ensino de Gramática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Com o objetivo de investigar a importância do desenvolvimento da consciência fonológica do alunado no processo de ensino aprendizagem da escrita, delimitou-se como tema desse estudo - Os processos fonológicos na ortografização de alunos do 6º Ano do ensino Fundamental – Anos Finais. O interesse em desenvolver este tema de pesquisa decorreu de inquietações a respeito das dificuldades em se trabalhar com a ortografia em sala de aula, no tocante ao ensino da Língua Portuguesa padrão na escola. Partindo-se da problemática que envolve o ensino aprendizagem da ortografia, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, como uma estratégia de formação e de aprendizagem profissional capaz de tornar a prática docente mais crítica e coerente na busca de sua necessária transformação. Por meio do Projeto de Intervenção, foram realizadas mediações pedagógicas sequenciadas, respaldadas pelos postulados de teóricos da área da Fonética, Fonologia e Gramática como Bechara (2004), Bisol (2014), Callou e Leite (2005), Cagliari (2002), Cristófaro (2003), Silva (2007), entre outros, que contribuíram para com a teorização sobre o tema em estudo e a análise dos dados coletados. Com o resultado obtido, concluiu-se que os problemas ortográficos presentes na escrita desses alunos foram influenciados pelos processos fonológicos de apagamento, assimilação, hipersegmentação, monotongação, vocalização, ditongação, hiperbibasmo (sístole e diástole) – cujas ocorrências, depois das aulas e atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica, diminuíram em relação ao quadro diagnóstico inicial, revelando a importância do olhar docente para a influência da fala na escrita e a sua intervenção focada nos processos fonológicos, a fim de que haja avanço na aprendizagem da ortografização.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS