PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: MANOEL FERNANDES DA SILVA

DISCENTE: MANOEL FERNANDES DA SILVA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: MAMANGUAPE
TÍTULO: A GRAMÁTICA COMO PRETEXTO PARA ESTUDAR O TEXTO: O MEME NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL– ANOS FINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Gramática. Estruturas linguísticas. Estudo do Meme. Ensino Fundamental II.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: O estudo trata de uma proposta de ensino de Língua Portuguesa no 8º Ano do Ensino Fundamental, tomando a gramática como pretexto para estabelecer uma leitura crítico-reflexiva do texto Meme. Segue por uma abordagem interacionista, ao tomar como ponto de partida o estudo das classes de palavras, com foco no substantivo em uso e funcionalidade, formalizando estruturas linguísticas, como pretexto para viabilizar o ensino dessa leitura do Meme com consciência e apropriação linguístico-gramatical. Tem como objetivo analisar o resultado de uma proposta de ensino, Proposta de Intervenção Pedagógica (PIP), sobre um ensino das classes de palavras, com enfoque no substantivo, em uso e funcionalidade nas estruturas linguísticas dos Memes, trazendo em seu arcabouço teórico metodológico a tríade: gramática, composição textual e leitura. Parte do entendimento de que é possível compreender que o ensino de Língua Portuguesa do Brasil, a partir de uma abordagem Interacionista, o que se apresenta significativo para o aluno. A proposta se justifica pela inquietação por um ensino de gramática com consciência de uso e funcionalidade linguística pelo educando, de modo a estabelecer uma leitura consciente e crítica dos textos que circulam socialmente. Toma-se como aportes teóricos: a) estudo do substantivo, pela perspectiva interacionista: Antunes (2003-2007), Franchi (1991) e Travaglia (2006-2011); b) estudo da leitura: Freire (2006), Geraldi (2011) e Kleiman (2011; c) estudo das Gramáticas: Bechara (2002-2006), Neves (1997), Perini (2004); d) estudo dos Memes: Dawkins (2001), Guerreiro & Soares (2016), Recuero (2009), Fontanela (2009), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros autores que versaram sobre o assunto em tela. Quanto à discussão teórico-metodológica, a pesquisa tem caráter (quanti)qualitativa. Dessa forma, a metodologia seguiu três etapas: a) aplicação de uma avaliação Diagnóstica por meio de um pré-teste; b) Intervenção Formativa – pontuando os dados encontrados na avaliação diagnóstica; e c) fez-se a aplicação de uma avaliação Somativa, por meio de pós-teste. O resultado apontou que houve significativos avanços, quanto ao tripé do ensino da aprendizagem no 8º Ano: I Nível gramatical: estudo das estruturas linguísticas, com foco no substantivo; II Nível textual: estudo da composição do texto Meme; e III Nível da compreensão textual: por um viés crítico-reflexivo a partir do estudo do substntivo.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO