PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA
DATA: 07/04/2020
LOCAL: Remoto. Hangouts Meet. Enviaremos o link para os membros da banca 15 minutos antes.
TÍTULO: TRABALHANDO COM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias. Proficiência
RESUMO: A aquisição de habilidades de leitura é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, haja vista que a leitura possibilita a obtenção e a ampliação de conhecimentos que permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. Desse modo, o objetivo principal dessa pesquisa será desenvolver um projeto de intervenção, utilizando as estratégias de leitura, propostas por Solé (1998), a partir dos descritores da Prova Brasil, para a melhoria da competência leitora dos alunos. Esse trabalho se justifica uma vez que, no decorrer das aulas, observou-se um rendimento insuficiente desses alunos quanto às atividades de leitura que exigem deles o reconhecimento de informações além das apresentadas explicitamente nos textos. A fim de embasar nossa pesquisa, recorremos a um aporte teórico que melhor a fundamente, a partir dos estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Koch (2010; 2011), Cavalcante (2015), Bakhtin (1986), Kleiman (2011), Travaglia (2009) entre outros, cuja concepção de leitura vincula-se ao ensino de língua numa perspectiva linguístico-comunicativa; as estratégias de leitura são embasadas em Solé (1998) e Kleiman (2016). Além disso, foram consultados documentos oficiais tomados como diretrizes para a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e a Matriz de Referência SAEB/Prova Brasil (BRASIL, 2013). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Desse modo, após nossa ação interventiva, esperamos alcançar resultados positivos quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos estudantes.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO