PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE SANT ANTONIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE SANT ANTONIO
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Zoom Meetings
TÍTULO: POESIA PARA SER DITA EM VOZ ALTA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM SLAMS DE AUTORIA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Performance. Poesia. Slams. Autoria feminina.
RESUMO: Este projeto de intervenção tem por finalidade oportunizar e diversificar os meios pelos quais os alunos e as alunas se relacionam com a literatura, tendo em vista o letramento literário, aqui compreendido como um importante instrumento para despertar mais leitores de poesia na escola, sobretudo na escola pública, que carece de metodologias ativas e significativas. Utilizando-as, acreditamos que podemos promover a leitura literária como subsídio para a melhora da qualidade do ensino oferecido, mas também como ferramenta indispensável de formação de uma sociedade. Em relação ao texto poético, nossa proposta está voltada para a poesia Slam feita por mulheres, mais especificamente a que integra a obra Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta, organizada por uma das principais representantes do gênero no Brasil: Mel Duarte. A fim de embasar a discussão sobre letramento, leitura literária e literatura, e refletir sobre o poder da literatura como elemento transformador, nos apoiaremos nas contribuições de Cosson (2014); Soares (1999); Candido (1995; 2006) e Dalvi (2013). Também servirão de análise os textos da Base Nacional Comum Curricular (2018) acerca das disposições sobre o trabalho com a literatura nas séries finais do Ensino Fundamental. Já os estudos de D'alva (211), Pinheiro (2002) e Zumthor (2000) embasam as questões acerca da poesia, poesia falada e performance. Para o desenvolvimento da proposta, tomaremos como base a sequência básica de Cosson (2014) e o uso de temas caracterizadores a partir de Barbosa (2011). Em termos de resultados, esperamos proporcionar um contato efetivo e afetivo com a poesia, acionando as suas funções estética, humanizadora e social.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES