PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Plataforma virtual Zoom.us
TÍTULO: A PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA ABERTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: do analógico ao digital
PALAVRAS-CHAVES: Língua portuguesa. Gênero discursivo/textual. EJA.
RESUMO: O presente trabalho traz como objeto de estudo a carta aberta, que é um gênero textual/discursivo corrente. A referida proposta é voltada para turmas do 8º ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas aulas de língua portuguesa, em duas escolas do município de Rio Tinto/PB. Para isso, utilizaremos as propostas de sequências didáticas preconizadas por Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004). Trazendo à baila a Educação de Jovens e Adultos, esclarecemos que desde 1990, muitas pesquisas relacionadas ao ensino da língua têm evoluído com relação à concepção enunciativo-discursiva da linguagem e vêm promovendo práticas de leitura e de escrita na sala de aula, para maior desempenho dos alunos na produção textual e na análise linguística. Constata-se que muitos professores trabalham os gêneros discursivos/textuais, inclusive em turmas de EJA, que é uma modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram frequentar o curso normal, ou seja, que tiveram de deixar a escola por diversas circunstâncias e que passados alguns anos voltaram à sala de aula para ter acesso à educação, a fim de recuperar o tempo perdido. Empregaremos como estratégias e procedimentos metodológicos a observação participante; as oficinas pedagógicas e as sequências didáticas, instrumentos operacionais que servem de mediação prática para a realização do estudo qualitativo ora pretendido, em torno da pesquisa-ação. Objetivamos junto ao público-alvo do estudo, a produção do gênero discursivo/textual carta aberta, com o propósito de instigá-lo à escrita. Assim sendo, embasaremos os pressupostos teóricos em Bakhtin (2011), em Marcuschi (2010), em Moran (2012), dentre outros. Usaremos, ainda, os recursos tecnológicos digitais contemporâneos, entre esses, com destaques, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, WhatsApp e a mídia social/rede virtual Facebook para a divulgação o produto final. Espera-se que o resultado do estudo aponte para a ampliação da capacidade escritora dos alunos participantes.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES