PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA DYUANA MARIA SOARES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: DYUANA MARIA SOARES DA COSTA
DATA: 07/04/2020
LOCAL: Remoto. Hangouts Meet. Enviaremos o link para os membros da banca 15 minutos antes.
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA PELAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Sequências Didáticas. Gêneros discursivos. Gênero resenha.
RESUMO: O ensino de língua portuguesa, na maioria das escolas brasileiras, ainda é alicerçado por opções teórico-metodológicas que priorizam uma abordagem tradicional, em que a ação de escrever acontece de forma artificial e há a falta de marcas de interação, dessa forma, não se leva em consideração as condições de produção e recepção para o ensino-aprendizagem de escrita. A escola que trabalha dessa maneira não prepara os alunos para serem produtores textuais competentes, ou seja, não são capacitados para escrever de forma apropriada às diferentes situações sociocomunicativas que estão inseridos, dentro ou fora do contexto escolar, conforme propõe a concepção sociointeracionista da escrita. Com base nesse pressuposto, iremos priorizar um ensino da escrita processual-discursivo, através da execução da sequência didática, partindo do princípio que as atividades sequenciadas podem contribuir para que os alunos aprendam que os gêneros discursivos têm usos e funções e, assim, possam estar preparados para agir de forma eficaz e efetivamente através da linguagem, seja na leitura e/ou na produção de textos. Nessa perspectiva, a nossa intervenção terá como objetivo geral: investigar de que forma uma proposta sequenciada de ensino de produção textual do gênero resenha capacita os alunos para que reconheçam e produzam de forma competente o referido gênero. A pesquisa é de natureza qualitativa, aplicada e de caráter interventivo, o que a configura como pesquisa-ação. Tomaremos como embasamento teórico, quanto à teoria dos gêneros discursivos, as visões de Bakhtin (1986, 2000), Koch (2012) e Marcuschi (2008, 2010); sobre as sequências didáticas, teremos como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwl (2004) e quanto ao gênero resenha iremos nos fundamentar em: Machado, Lousada, Abreu-Tardelli (2004), Bronckart (2007). O corpus análise será constituído pelas produções textuais dos sujeitos pesquisados, alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada em Nova Cruz – RN, em que atuamos como docente. Assim, esperamos evidenciar resultados satisfatórios quanto ao desenvolvimento de competências linguísticas e discursivas dos estudantes após nossa ação interventiva.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO