PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA JAILSE MARIA LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JAILSE MARIA LOPES DA SILVA
DATA: 21/04/2020
LOCAL: Remoto. Via Hangouts
TÍTULO: A CULTURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEMAS CARACTERIZADORES NAS TRILHAS E TRAMAS DO CORDEL PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Literatura. Literatura de Cordel Paraibana. Oralidade. Temas Caracterizadores.
RESUMO: Um dos requisitos fundamentais para o funcionamento de uma sociedade que apresente cidadãos conscientes de seu papel é a formação de leitores competentes que possam desenvolver o pensamento crítico e transformador de seu meio social. É por essa razão que a escola deve ampliar a aptidão leitora de seus alunos, fazendo com que eles reconstruam sentidos, manifestem opiniões e, acima de tudo, atentem para o universo de riquezas que a leitura pode lhes proporcionar. Diante dessa constatação, é preciso buscar caminhos para que os educandos acessem os “não-ditos” no texto, para associarem ou confrontarem as leituras com a vivência na sociedade da qual eles fazem parte. Nesse sentido, elaboramos uma proposta de trabalho para ser aplicada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola Municipal, localizada na cidade de João Pessoa. Quanto à metodologia, a pesquisa será realizada por meio de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e de caráter interventivo, o que configura uma pesquisa-ação. O objetivo geral do projeto é promover o pensamento crítico, o letramento literário e a sensibilidade dos alunos para diferentes leituras. Como procedimento de leitura literária, selecionamos o gênero cordel e, a partir dessa escolha, elencamos alguns temas caracterizadores: romance, aventura, humor e contos maravilhosos. Esperamos que essas leituras favoreçam a valorização e o interesse pela leitura da literatura de cordel paraibana. Para ancorar teoricamente esta proposta interventiva, partiremos dos estudos da Literatura Oral, a persistência e a captação do conhecimento cultural e seu reconhecimento como objeto de estudo por Cascudo (2006), e Abreu (1999) que retoma a história e características pertinentes ao gênero cordel. Continuaremos com Candido (2012), Colomer (2007) e Dalvi (2013) sobre a leitura literária e o poder dessa arte como elemento transformador; Pinheiro (2002) e Pinheiro e Marinho (2012) como uma abordagem da poesia e a utilização dos folhetos de cordel em sala de aula. Para abordarmos os estudos da literatura através dos temas caracterizadores, utilizaremos os estudos de Barbosa (2011). Para a aplicação do Método Recepcional, seguiremos Aguiar e Bordini (1993) e, por fim, Regina Zilberman (1989) com a representação das obras a partir de sua perspectiva de repercussão e a compreensão segundo o efeito e recepção.
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES