PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:


DISCENTE: ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES
DATA: 28/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto. Google Meet.
TÍTULO: O USO DA LEITURA CRÍTICA E AS QUESTÕES DE GÊNERO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE DIFERENTES ÉPOCAS: POSSIBILIDADES PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica. Anúncio publicitário. Estereótipos de gênero.
PÁGINAS: 201
RESUMO: A prática da leitura no contexto escolar constitui uma problemática, visto que alunos e alunas quando leem, na maioria das vezes, fazem leituras superficiais do texto, limitadas à decodificação e à localização de informações explícitas, eximindo-se de realizar uma leitura crítica. Além disso, é comum ouvir nos discursos dos/das adolescentes uma visão de mundo machista que corrobora com a disseminação de estereótipos de gênero e de preconceitos, principalmente em relação à mulher. Diante disso, surgiu a necessidade do incentivo à leitura crítica de alunos e de alunas e a desconstrução da imagem da mulher pautada em generalizações forçadas e sexistas, que culminou neste projeto de pesquisa, cujo objetivo geral é compreender como as reflexões sobre as questões de gênero, por meio da análise de anúncios publicitários de diferentes épocas, podem contribuir para o desenvolvimento da leitura crítica e para a desconstrução de estereótipos. A pesquisa terá como participantes alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa. O trabalho de campo acontecerá de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, e utilizará a pesquisa bibliográfica, a roda de conversa, a observação participante e a aplicação de oficinas temáticas como procedimentos geradores de dados. Para constituir o corpus do trabalho, serão analisadas as construções ideológicas presentes nos anúncios publicitários. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos autores/as, a saber: Gênero - Scott (1995), Butler (2003), Louro (2003), Conell e Pearse (2015) e Auad (2019); Leitura - Koch e Elias (2014), Kleiman (2000), Solé (1998) e Foucambert (1994); Anúncio publicitário - Bakhtin (1999), Malanga (1976), Sant’Anna, Rocha Junior e Garcia (1998), Kress e van Leeuwen (2006), entre outros/outras. A análise de dados será realizada mediante o método dos Núcleos de Significação que, a partir de uma dimensão histórico-dialética, propõe a análise dos sentidos presentes no discurso, possibilitando a verificação das transformações e das contradições que ocorrem no processo de construção dos sentidos e significados, possibilitando uma análise que permite ir além do aparente e considerar tanto as condições subjetivas quanto as contextuais e históricas. Vislumbramos, através da realização de atividades de análise e reflexão sobre a língua, fomentar a desconstrução de conceitos errôneos que alunos e alunas trazem de fora para dentro do ambiente escolar, para que seja possível quebrar paradigmas e ampliar os seus horizontes, fazendo com que sejam capazes de refletir com criticidade acerca do mundo e dos acontecimentos que os/as circundam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY