PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA GLÓRIA MARIA DOS SANTOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: GLORIA MARIA DOS SANTOS LEITE
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Relato de experiência. Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: As dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no tocante ao desenvolvimento de sua produção escrita, têm revelado a necessidade de o professor dar ênfase ao ensino-aprendizagem da escrita enquanto uma prática social. Tal constatação possibilita, entre outros, os seguintes questionamentos: (1) qual gênero textual poderia possibilitar um maior envolvimento dos alunos em um projeto de produção escrita? (2) como levar os alunos a refletirem sobre suas próprias produções, e os conduzir ao processo de reescrita dos textos produzidos? Essas questões possibilitaram o delineamento do objetivo geral desta pesquisa: propiciar o desenvolvimento da competência escrita de alunos da EJA, do ciclo III (6o e 7o ano do ensino fundamental regular), de uma escola pública situada na periferia de Santa Rita-PB, a partir do processo de construção do gênero textual relato de experiência. Para fundamentar teoricamente o trabalho, parte-se dos estudos desenvolvidos por Freire (2002, 2003), Eugênio (2004), Gadotti (2008), Santana (2018) sobre Educação de Jovens e Adultos; Antunes (2003, 2005), Koch e Elias (2009), Geraldi (2004), Costa Val (2016) entre outros acerca da noção de texto e escrita e Menegassi (1998), Antunes (2003,2005), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Ruiz (2018) acerca do processo de reescrita. Ainda sobre a noção de escrita, recorrer-se-á à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), que evidencia as competências e habilidades em produção escrita a serem alcançadas pelos discentes. Os estudos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) também serão decisivos para a compreensão de gêneros textuais/discursivos; assim como os de Eulálio, Nascimento e Albuquerque (2013), Ferreira (2017), e outros pesquisadores no que tange ao estudo do gênero relato de experiência. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, a qual terá seu corpus gerado a partir de uma primeira produção textual que, após ser analisada, possibilitará a realização de oficinas que levarão os alunos a refletirem sobre suas próprias produções. Como resultados da pesquisa, espera-se que os discentes: a) tornem-se protagonistas de sua própria história, expressando-se livremente acerca de sua história de vida e, especialmente, acerca da importância da escola em sua vida; b) tornem-se leitores de seus próprios textos, sendo instigados ao processo de revisão e reescrita textual.

Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO