PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA JUREMA AVELINO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JUREMA AVELINO DE ALMEIDA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: DAS PERDAS AFETIVAS AOS GANHOS REFLEXIVOS: LETRAMENTO E FORMAÇÃO LEITORA A PARTIR DOS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Conto; Lygia Fagundes Telles
RESUMO: Esta proposta de trabalho visa promover, numa turma do 9º Ano, do Ensino Fundamental, de uma instituição estadual, na cidade de Bayeux, ações de letramento literário com vistas à formação de leitores críticos e cônscios de sua realidade subjetiva e social. Para tanto, daremos ênfase, como práxis, à leitura compartilhada, prazerosa e reflexiva, como uma prática social e dever da escola, explorando a potência que a literatura tem de nos humanizar e de nos conectar com a vida e com o mundo. Nosso empreendimento surge das experiências partilhadas no convívio com os discentes, suas inquietações acerca das “perdas” inerentes à vida e os círculos que a própria existência nos concede. Em alguns contos de Lygia Fagundes Telles, encontramos histórias que possibilitam esse trabalho de, além de favorecer o letramento literário acessível e ativo para esses jovens, também trazer elementos que interagem e propagam concepções características da condição humana, a informar: “Venha ver o pôr do sol”, “Natal na barca”, “Biruta” e “O menino”. Tais narrativas serão lidas durante a execução da proposta e, quando necessário, recorreremos a outros textos complementares, como filmes e músicas, a fim de consubstanciar uma intervenção proficiente e significativa. Como alicerce teórico, para os campos da literatura e do letramento literário, contamos, entre outros, com as obras de Abreu (2006), Candido (1995), Cosson (2019), Dalvi (2003), Lajolo(2002), Pound (2006), Zilberman (2009) e, para algumas considerações sobre conto, Bosi (2015), Cortázar (1999), Moisés (2006) e Soares (2007) . A metodologia tem por princípio a Sequência Básica, de Cosson (2019). A pesquisa encontrar-se-á em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), será de cunho qualitativo, subsidiada pelos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação. Ressaltamos que este projeto, idealizado para que todos os envolvidos sejam protagonistas de suas vidas em sociedade, poderá ter seus subsídios teóricos mobilizados, conforme necessidades pósteras.

Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS