PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA JOANA D'ARC LOPES BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JOANA D`ARC LOPES BRANDÃO
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: (DES)VENDANDO CAMINHOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO NOTÍCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Produção textual. Notícia. Correção textual-interativa.
RESUMO: Estudos recentes realizados acerca do ensino e da aprendizagem da produção de textos, na Educação Básica, denotam um enfoque no uso da prática da escrita como um processo de aprimoramento constante, que deve priorizar situações reais de uso da língua, bem orientadas pelos docentes e planejadas pelos discentes (GERALDI, 2010; ANTUNES, 2014). Nessa direção, evidenciamos a presente pesquisa, que, em sua configuração, tem como objetivo: desenvolver um projeto de produção escrita que possibilite aos sujeitos participantes da pesquisa a reflexão sobre o texto, a partir da correção textual-interativa. A fundamentação teórica é constituída por estudos que abordam a prática docente e o ensino-aprendizagem da escrita, a partir de Geraldi (2010, 2003), Antunes (2003, 2005, 2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Koch (2006), entre outros que tratam de questões relativas ao processo de interação verbal e tessitura textual; no que diz respeito ao estudo sobre os gêneros discursivos/textuais, parte-se de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2004), que entendem a prática comunicativa como um diálogo constante de interações significativas; e sobre a perspectiva da correção textual-interativa, a pesquisa terá embasamento no que preconizam Serafini (2004) e Ruiz (2015). Com relação ao âmbito legal, compõe as considerações a respeito do tema em estudo a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018), que norteia o ensino de Língua Portuguesa para o trabalho com a escrita, a partir do uso da língua nos seguintes campos de atuação – vida cotidiana, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, vida pública. Neste último campo se insere o gênero notícia, o qual faz parte da esfera jornalística – contexto de comunicação tratado no plano de ação da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e de natureza intervencionista, cujo corpus será gerado a partir de um projeto de produção escrita aplicado junto a discentes de uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de um município do Rio Grande do Norte – RN. Após análise da primeira produção textual, os alunos serão levados a refletir sobre os textos por eles produzidos, por meio da correção textual-interativa, e, posteriormente, farão a reescrita de suas produções. Com o plano de intervenção a ser desenvolvido, espera-se que os alunos participantes da pesquisa passem a reconhecer a natureza processual da escrita e a refletir sobre o seu dizer, de modo a se tornarem sujeitos mais autônomos e críticos e a ampliarem sua competência escrita.

Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA