PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 30/05/2020
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Língua escrita versus oralidade. Sintagma nominal. Variação e ensino.
RESUMO: Este trabalho tem como foco trabalhar os desvios de concordância nominal, nomeadamente o apagamento do /S/ no sintagma nominal SN, em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Itapororoca-PB. Para tanto, partiremos do processo de escrita desses alunos, a partir de uma proposta didática focada no desenvolvimento das habilidades de escrita/reescrita e analise linguística. Para tanto, desenvolveremos um trabalho interventivo que apresente uma concepção de ensino que vá além dos métodos de ensino tradicionais, de modo que contribuía para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos quanto ao uso da língua em diferentes contextos, seja oral ou escrito. Fundamentaremos esta pesquisa nos pressupostos teóricos os estudos apresentados por Antunes (2004 e 2007); Bagno (2000 e 2001)); Bortorni-Ricardo (2009); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Kleiman (2012); Koch e Elias (2003); Possenti (1996); Neves (1997); Scherre (1988,1996); PCNs (1998); BNCC (2018) entre outros. Será uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista que irá ocorrer em um espaço de interação do pesquisador com os participantes da pesquisa (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental), uma vez que o próprio pesquisador é também professor regente da turma de alunos pesquisados.

Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES