PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JANAÍNE FREITAS DE MEDEIROS

DISCENTE: JANAÍNE FREITAS DE MEDEIROS
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: Estratégias de Leitura no Ensino Fundamental: caminhos para a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura. Compreensão leitora. Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

RESUMO: Esta pesquisa foi motivada por inquietações e questionamentos acerca das práticas de ensino da leitura e da compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa, em que se observa a dificuldade dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para ir além do nível da decodificação linguística. Essa realidade tem repercutido, sobretudo, nos exames nacionais que avaliam o desempenho em leitura dos alunos concluintes do ensino Fundamental, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que vem revelando um baixo índice de proficiência leitora por parte dos discentes. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a ampliação da competência leitora de discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do ensino de estratégias de leitura. Para a realização do trabalho, tem-se como aporte teórico os estudos de Leffa (1996), Solé (1998), Menegassi (2010), Feltes (2008) entre outros autores que concebem a leitura numa perspectiva sociocognitiva. Trata-se de pesquisa de abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada. Caracteriza-se, ainda, como pesquisa–ação, uma vez que pesquisadora e participantes atuam de modo cooperativo. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 9° ano, composta por 20 alunos, que participaram do plano de ação desenvolvido em três etapas: (a) aplicação da Avaliação Diagnóstica Inicial; ((b) desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica; e (c) aplicação da Avaliação Diagnóstica Inicial. As avaliações diagnósticas foram realizadas tomando por base questões objetivas relativas aos descritores D-17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações – e D-18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão –, do Tópico V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido – do SAEB, aplicadas em anos anteriores à pesquisa. Os resultados obtidos revelaram avanços significativos nas habilidades discentes em relação aos descritores D-17 e D-18, de modo que os alunos passaram a avaliar e monitorar seu processo de leitura. Isso evidencia a necessidade de a escola, além de incentivar o hábito da leitura, ensinar estratégias leitoras que levem os alunos a adquirir proficiência em leitura.

Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ROSE MARIA LEITE DE OLIVEIRA

Link para acesso à defesa: https://us02web.zoom.us/j/4317848256?pwd=UTM3MUR5blNLZGdSTThwK0JuSDZ6dz09