PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: EDILSON BARBOSA MARTINS

DISCENTE: EDILSON BARBOSA MARTINS
DATA: 25/02/2021
LOCAL: meet.google.com/vmo-xdhp-muq
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO AUTOBIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Produção escrita. Autobiografia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino assume, segundo documentos oficiais, o papel de reparar e conceder igualdade de oportunidade, dando acesso a bens como a leitura, a escrita e a oralidade àqueles que em outro tempo não puderam usufruir, recolocando-os como capazes de participar efetivamente na sociedade letrada e grafocêntrica. Nesse contexto, torna-se imperioso que as práticas de ensino desenvolvidas para tal modalidade contemplem a escrita como foco, sem desconsiderar a leitura e a oralidade que perpassam todas as atividades, e que estas sejam postas de modo significativo, assentadas nos usos reais que se faz nas diversas esferas sociais, constituindo-se efetivamente em práticas de letramento. Dessa maneira, esse trabalho teve como intenção, a partir de um diagnóstico, conceber um projeto de letramento envolvendo o gênero discursivo autobiografia e outros, que pudesse contribuir tanto para o aprimoramento do processo de escrita, como para uma melhor inserção na cultura letrada dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, II Ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Santa Rita-PB. Nesse sentido, desenvolveu-se a pesquisa de natureza qualitativa, configurada enquanto pesquisa exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram um conjunto de atividades diagnósticas e questionários, além da aplicação da metodologia de conversa informal, utilizados de forma remota. Enquanto técnica para a análise dos dados obtidos, tomamos a análise de conteúdo, amparada em Bardin (1977). Compreende-se que tais instrumentos e metodologia de geração e análise de dados auxiliaram no respaldo das proposições que foram feitas com foco no gênero discursivo autobiografia, tomado para a promoção de letramentos. A construção teórica utilizada traz o entendimento da legislação brasileira no tocante à EJA como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como o entendimento de autores entre os quais estão: Gadotti e Romão (2000); Paiva; Machado e Ireland (2007) e Gadotti (2008). No que diz respeito ao entendimento sobre práticas de letramentos Tfouni (2005), Oliveira, Tinoco e Santos (2014), Kleiman (1995, 2000, 2005, 2007), Rojo (2009) e Soares (2017); a respeito da escrita enquanto interação discursiva corroboram-nos Bakhtin (2003), Koch e Elias (2014) e no tocante à discussão em torno do gênero discursivo autobiografia, amparam-nos Larrosa (1994), Cunha (1997), Belon e Maciel (2004), Lejeune (2014), entre outros. As análises dos dados permitiram-se a compreensão dos anseios e das perspectivas postos através das vozes dos sujeitos pesquisados, tomados como ponto de partida para a proposição de um conjunto de atividades que se configuraram enquanto projeto de letramento. Portanto, trabalhando com a escrita enquanto foco, mas sem desconsiderar igualmente a leitura e a oralidade imbricadas nas possibilidades de atividades abordadas, espera-se contribuir para que o processo educativo desenvolvido na EJA possa auxiliar na melhoria da competência comunicativa dos alunos, traduzindo-se em melhor exercício da cidadania.

Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES