PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA

DISCENTE: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/84799264482
TÍTULO: SUBSÍDIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Leitura. Estratégias Metacognitivas. Gênero Notícia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

RESUMO: O hábito de leitura e a sua realização de forma proficiente é imprescindível, tanto para o desenvolvimento escolar, como para atender as necessidades dos jovens na sua vida cotidiana. Nesse sentido, uma vez que as relações sociais estão se realizando, notoriamente, de maneira desarmoniosa, é fundamental que a escola proporcione atividades de leitura crítica sobre temas referentes aos direitos humanos, com o fim de contribuir para formação de jovens conscientes do seu papel como cidadãos responsáveis pela sociedade na qual estão inseridos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma proposta de atividades com estratégias metacognitivas de leitura de texto do gênero notícia, em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, que proporcione o desenvolvimento do senso crítico dos discentes em favor de uma formação para o exercício da cidadania e respeito aos direitos humanos. A pesquisa é caracterizada como de natureza básica, bibliográfica e documental, reunindo conhecimentos teóricos que fundamentam uma proposta pedagógica de ensino através de estratégias metacognitivas de leitura. Os procedimentos metodológicos seguem, inicialmente, uma sondagem sobre os níveis de compreensão leitora dos alunos, perpassam pelo desenvolvimento de estratégias metacognitivas de leitura compartilhada de notícias sobre temas de direitos humanos e finalizam com uma atividade avaliativa. Fundamentamos, teoricamente, o nosso trabalho especialmente em Benevides (2005, 2010), Carvalho (2014) e Tavares (2010), que discutem aspectos teóricos e metodológicos para a realização de uma educação em direitos humanos; a Constituição Federal (Brasil, 1988) e a Declaração Universal de Direitos Humanos (ONU, 1948), que trazem o princípio da dignidade como valor humano universal; Silva (2011), que nos ajuda a distinguir discurso de ódio de liberdade de expressão; Koch & Elias (2018, 2019) e Solé (1998), que tratam sobre concepções de leitura e estratégias metacognitivas para o seu ensino; a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que orienta o trabalho pedagógico através da leitura de textos da esfera jornalística e na perspectiva dos direitos humanos; Schneuwly e Dolz (2004), que defendem o ensino da língua sob a perspectiva interacionista e em torno de um gênero textual; e, por fim, Bonini (2012), que compreende o trabalho com gêneros da esfera jornalística como subsídio à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social.

Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL