PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: GLÓRIA MARIA DOS SANTOS LEITE

DISCENTE: GLORIA MARIA DOS SANTOS LEITE
DATA: 26/02/2021
LOCAL:  https://us02web.zoom.us/j/4317848256?pwd=UTM3MUR5blNLZGdSTThwK0JuSDZ6dz09
Horário: 14:00 h
TÍTULO: PRÁTICAS DE ESCRITA DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA A EJA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Produção escrita. Relato de experiência. Caderno Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

RESUMO: As dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no tocante à produção escrita, têm revelado a necessidade de o professor dar ênfase ao ensino- aprendizagem da escrita enquanto uma prática social, levando em consideração os diferentes contextos nos quais esses sujeitos estão inseridos, suas vivências, necessidades e desejos. Outro agravante diz respeito ao fato de, na prática docente, a escrita não ser concebida enquanto um processo, constituído de etapas como elaboração, revisão e reescrita, passos fundamentais para o aprendizado da escrita. Tais constatações nos motivaram: (1) à discussão sobre a noção de produção escrita, segundo a perspectiva interacionista, a qual fundamentará a abordagem do gênero Relato de Experiência e a construção da proposta de atividades com esse gênero para os alunos da EJA; (2) à proposição de atividades didáticas que permitam a produção escrita desse gênero, de modo a incentivar os discentes a refletirem sobre a sua própria história e também a função social e os elementos que o constituem; e, por fim, (3) à elaboração de um Caderno Pedagógico constituído de atividades, passíveis de serem implementadas no cotidiano da EJA. Diante dessas questões, delineamos como objetivo geral: fomentar práticas de escrita com o gênero textual Relato de Experiência, a partir de um conjunto de estratégias didáticas com o referido gênero. Como aporte teórico, nos pautamos em Paulo Freire (1987, 2002) e Gadotti (2011), para discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos. Sobre o ensino de Língua Portuguesa e de escrita, partimos de Koch e Elias (2006, 2018), Geraldi (1984, 1997), Antunes (2003, 2005, 2009), Passarelli (2004, 2012), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015, 2017). Para discorrer sobre os gêneros textuais, recorremos a Bakhtin (1992, 1997), Marcuschi (2002, 2008), Geraldi (1984, 1997, 2003), Koch (2011), Antunes (2003, 2005), Ferrarezi e Carvalho (2015, 2017). Sobre o gênero relato, partimos dos estudos de Signorini (2000, 2010) e Faraco (2010), entre outros. Para além dessas e de outras referências, buscamos, ao longo deste trabalho, recorrer à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), de modo a evidenciar as competências e habilidades em produção escrita a serem alcançadas pelos discentes. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, em que foram utilizados como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, apresentamos um Caderno Pedagógico, que tem a função de servir como instrumento didático em sala de aula para a professora pesquisadora, bem como para outros docentes que, porventura, possam fazer uso dele conforme sugerido ou com adaptações. Nele, há uma compilação de atividades didáticas que visam à produção escrita do gênero Relato de Experiência, um gênero textual pensado para motivar os discentes a ampliarem suas competências em leitura e escrita, por meio de um exercício de expressão de suas próprias experiências de vida.

Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU