PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.


DISCENTE: ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES
DATA: 26/02/2021
HORA: 16:30
LOCAL: meet.google.com/rbi-fdha-dpg
TÍTULO: AS QUESTÕES DE GÊNERO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: POSSIBILIDADES DE LEITURA PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS.
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos de gênero. Leitura crítica. Anúncio publicitário.
PÁGINAS: 328
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa


RESUMO: A visão de mundo machista e sexista dos/as jovens corrobora com a disseminação e com a naturalização de estereótipos de gênero, principalmente em relação às meninas e às mulheres, e isso, no contexto escolar, constitui-se em uma problemática. Além disso, eles/elas não conseguem posicionar-se criticamente em relação a leituras realizadas, limitando-se à decodificação e à localização de informações explícitas, eximindo-se, portanto, de realizar uma leitura crítica, o que, de certa forma, impossibilita-os/as de entrever e de questionar questões relacionadas a gênero presentes em textos. Diante disso, surgiu a necessidade de viabilizar a desconstrução da representação da imagem da mulher pautada em generalizações forçadas e sexistas e o incentivo à leitura crítica de alunos/as em sala de aula, o que culminou nesta pesquisa, cujo objetivo geral é conceber uma proposta de intervenção, a partir de um diagnóstico e da leitura de anúncios publicitários, veiculados nas décadas de 1940 a 1970 e no século XXI, que oportunizem a reflexão sobre as questões de gênero e a desconstrução de estereótipos. A pesquisa teve como participantes alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental e apresentou uma abordagem qualitativa. O trabalho de campo aconteceu através de uma pesquisa de caráter exploratório e intervencionista, e, em virtude da pandemia da COVID-19, utilizou a aplicação de atividades diagnósticas remotas como procedimento gerador de dados. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos/as autores/as, a saber: Gênero - Scott (1995), Butler (2003; 2009), Louro (2003; 2007; 2008), Carvalho (2010), Conell e Pearse (2015) e Auad (2019); Leitura – Freire (1987; 1989; 2006), Foucambert (1994; 1997); Chartier (1999), Lajolo (2001), Silva (1989; 1991; 1995; 2003; 2009); Anúncio publicitário - Péninou (1974), Quesnel (1974), Kende (1974), Malanga (1976), Sant’Anna, Rocha Junior e Garcia (1998), Kress e van Leeuwen (2006), Carvalho (2007; 2014), entre outros/as. Todos os eixos teóricos da pesquisa também receberam contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise de dados, realizada mediante o método dos Núcleos de Significação, ratificou a existência da reprodução de estereótipos de gênero pelos/as alunos/as. Foi constatado, ainda, que a maioria dos/as participantes da pesquisa possui um nível básico de compreensão da leitura de textos que exploram as questões de gênero e/ou os estereótipos de gênero. O resultado da análise possibilitou a proposição de atividades pedagógicas que propiciam reflexões acerca da categoria gênero e dos estereótipos de gênero e o despertar do senso crítico dos/as alunos/as, levando-os/as a realizar leituras críticas de textos. As atividades, pensadas para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), deram origem ao caderno pedagógico: (Des)construção de estereótipos de gênero em sala de aula, que visa subsidiar professores e professoras na execução de atividades voltadas à discussão do gênero em sala de aula. Concluímos, com a pesquisa, que o principal fator que interfere na reprodução dos estereótipos pelos/as alunos/as é a vivência de um ambiente familiar conservador, machista e sexista, que, além de influenciar a formação de suas identidades e a construção de seus valores, facilita a reprodução e a legitimação dos estereótipos de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY