PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: DYUANA MARIA SOARES DA COSTA

DISCENTE: DYUANA MARIA SOARES DA COSTA
DATA: 13/04/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/ptr-cfnf-jiq
TÍTULO: PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA PELO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Sequências didáticas. Gêneros discursivos. Gênero resenha.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

RESUMO: O ensino de língua portuguesa, especificamente na maioria das escolas brasileiras, ainda é alicerçado por opções teórico-metodológicas que priorizam uma abordagem tradicional, em que a escrita acontece de forma artificial e existe a falta de marcas de interação; dessa forma, não se leva em consideração as condições de produção e recepção para o ensino-aprendizagem de escrita. O docente que trabalha dessa maneira não prepara os alunos para serem produtores textuais competentes, e não os capacita para escrever de forma apropriada às diferentes situações sociocomunicativas em que estão inseridos, dentro ou fora do contexto escolar, conforme propõe a concepção sociointeracionista da escrita. Com base nesse pressuposto, iremos priorizar um ensino da escrita processual-discursivo, através da execução da sequência didática, partindo do princípio de que as atividades sequenciadas podem contribuir para que os alunos aprendam que os gêneros textuais/discursivos têm suas funções, e, assim, possam estar preparados para agir de forma eficaz e efetiva através da linguagem, seja na leitura e/ou na produção de textos. Nessa perspectiva, a nossa intervenção tem como objetivo geral investigar possíveis dificuldades no processo de produção textual do gênero resenha, com vista à elaboração de uma proposta de intervenção através do procedimento das sequências didáticas. A pesquisa é de natureza qualitativa, aplicada, descritiva, propositiva e de caráter interventivo, o que a configura como pesquisa-ação. Tomamos como embasamento teórico, quanto à teoria dos gêneros discursivos, as visões de Bakhtin (1986, 2000), Koch (2012) e Marcuschi (2008, 2010); sobre as sequências didáticas, temos como base os estudos de Dolz e Noverraz & Schneuwly (2004), e quanto ao gênero resenha nos fundamentamos em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), e Bronckart (2007). A análise realizada teve como base as produções textuais, em sua versão inicial, dos sujeitos pesquisados. Assim, o corpus foi composto por 10 (dez) resenhas produzidas pelos alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, de uma escola da rede pública municipal, em que atuamos como docente. Com base na produção inicial, mapeamos os principais problemas apresentados pelos discentes no tocante ao gênero, e, a partir dessa constatação, foi elaborado um Caderno Pedagógico, que traz sugestões de como trabalhar os módulos, com o propósito de sanar as dificuldades apresentadas. Desta forma, esperamos que a proposta didática evidenciada no Caderno Pedagógico seja colocada em prática, para que alcance resultados satisfatórios quanto ao desenvolvimento de competências linguísticas e discursivas dos alunos.

Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES