PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA

DISCENTE: JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA
DATA: 19/04/2021
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/4317848256?pwd=UTM3MUR5blNLZGdSTThwK0JuSDZ6dz09
TÍTULO: TRABALHANDO COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS DESCRITORES DA PROVA BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Proficiência leitora. Estratégias de leitura. Descritores
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

RESUMO: A aquisição de habilidades de leitura é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, haja vista que a leitura possibilita a obtenção e a ampliação de conhecimentos que permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. Entretanto, percebemos que a formação de leitores competentes ainda se apresenta como um grande desafio nas aulas de Língua Portuguesa nas escolas públicas de ensino fundamental, uma vez que, em relação às habilidades necessárias ao desenvolvimento de uma leitura eficiente, a maioria dos estudantes apresenta dificuldades de compreensão, mesmo diante de textos cuja complexidade seja baixa. Desse modo, o objetivo principal dessa pesquisa será contribuir para a ampliação da competência leitora dos discentes a partir do ensino de estratégias de leitura. A realização dessa pesquisa acontecerá em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Igarassu – PE. Esse trabalho se justifica uma vez que, no decorrer das aulas de Língua Portuguesa, observou-se um rendimento insuficiente desses alunos quanto às atividades de leitura que exigem deles o reconhecimento de informações além das apresentadas explicitamente nos textos. A fim de embasar nossa pesquisa, recorremos a um aporte teórico que melhor a fundamente, a partir dos estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Koch (2010; 2011), Cavalcante (2015), Bakhtin (1986), Kleiman (2011), Travaglia (2009) entre outros; as estratégias de leitura são embasadas em Solé (1998) e Kleiman (2016). Além disso, foram consultados documentos oficiais tomados como diretrizes para a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e a Matriz de Referência SAEB/Prova Brasil (BRASIL, 2013). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Desse modo, após nossa ação interventiva, esperamos alcançar resultados positivos quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos sujeitos pesquisados.

Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES